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Reparador Diesel - André Miura - andremiura@chiptronic.com.br

Desvendando o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) dos motores diesel euro 5 – Parte 3 - FINAL

Na edição de Agosto de 2016 foram detalhados alguns procedimentos de testes em componentes do sistema. Nesta matéria acompanhe os procedimentos finais para um completo diagnóstico

Para quem não viu a Parte 2: Teste no sensor de temperatura do Arla: - Conecte o aparelho de medição entre o terminal 08 do conector B do módulo do motor (MR) (cor: amarelo/verde) e o terra. O valor encontrado será de acordo com a temperatura, quanto maior a temperatura, menor será a resistência e consequentemente a tensão cairá.

Teste no módulo de dosagem do Arla: - Conecte a pontas de prova do multímetro no terminal 1 do injetor (Cor: vermelho/marrom) e no terra. O valor encontrado no aparelho de medição deverá ser o mesmo que a tensão da bateria, com a chave de ignição ligada ou com o motor funcionando.

Sabendo como o sistema funciona e como testar alguns sensores a atuadores apresentados nas matérias anteriores, vamos aprender nesta última matéria como realizar mais alguns testes e assim conseguir solucionar defeitos apresentados nesses sistemas de veículos. Para tal, continuaremos utilizando como base o sistema (BLUETEC) composto nos veículos MERCEDES BENZ ®.

Nesta matéria, vamos realizar teste no Sensor de pressão do Arla e nos sensores de temperatura dos gases do escape 1 e 2 (pré e pós-catalisador respectivamente). Para que esses testes sejam possíveis, é necessário analisar o esquema elétrico do módulo do motor (MR) e o esquema elétrico da UCE do módulo de bombeamento do Arla (responsável por receber informações dos sensores de temperatura dos gases de escape). 

Teste 1 – Sensor de pressão do Arla

O primeiro passo é analisar o esquema elétrico do módulo do motor, cuja função é receber a informação do sensor de pressão do Arla e de outros sensores, para comandar a unidade dosadora, e encontrar o terminal responsável pelo sinal do sensor de pressão do Arla, no caso, o terminal 31 (cor: AM/RX).

Esquema elétrico do módulo do motor (MR)

Scanner Dieseldiag – Testes no sistema Arla/Adblue
Encontrado o terminal, conecte as pontas de provas do multímetro entre o terminal 31 (cor: AM/RX) responsável pelo envio de sinal e o GND (massa). O aparelho de medição deve estar na escala de tensão contínua e o valor encontrado deverá variar de acordo com pressão do Arla. 

Testes com aparelhos de medição
Quando a pressão estiver em 0 Bar a tensão deverá ser de aproximadamente 0,55 volts. 

Além disso, é possível realizar a ativação do sistema com um scanner e assim analisar como está o sensor quando a pressão aumenta.

Com o sistema acionado, a bomba elétrica irá pressurizar o Arla na entrada do dosificador. A pressão do Arla irá subir para 4 Bar, com isso, a tensão encontrada deverá ser de aproximadamente 3,6 Volts.

Caso ocorra uma falha no sensor e/ou no circuito do sensor de pressão do Arla, a bomba elétrica, ou seja, o módulo de bombeamento, não será ativada. 

Teste 2 – Sensores de temperatura dos gases de escape – pré e pós-catalisador

Com a informação desses sensores, a UCE consegue analisar se a catálise está sendo realizada de forma correta, pois a temperatura na saída do escape após a catálise deverá ser menor que da entrada.

Composição do módulo de bombeamento
Para verificar se os sensores estão trabalhando de forma correta, é necessário analisar o esquema elétrico da UCE do módulo de bombeamento do Arla. 

Após analisar o esquema, vamos realizar os testes.

Conecte as pontas de prova do multímetro entre o terminal 17 da UCE do módulo de bombeamento (Cor: BR/VM) e o GND (massa) para testar o sensor pré-catalisador e, entre o terminal 25 da UCE do módulo de bombeamento (Cor: CZ/BM) e o GND (massa). 

Esquema elétrico da UCE do módulo de bombeamento
O valor encontrado para os dois sensores será de acordo com a temperatura, quanto maior a temperatura, maior será a resistência, como veremos no gráfico a seguir: 

É importante saber que durante o funcionamento do sistema SCR, a temperatura na entrada do catalisador deve estar entre 210°C e 500°C.


André Miura é Diretor e proprietário da Chiptronic Tecnologia Automotiva. Para mais informações envie um e-mail para andremiura@chiptronic.com.br ou acesse www.chiptronic.com.br 

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