Notícias
Vídeos

Sistemas de ventilação no inverno


Vamos falar um pouco sobre uso adequado dos sistemas de ventilação do veículo

Por: Caique Silva - 30 de junho de 2017

Durante o inverno muitas pessoas saem agasalhadas e não se dão conta de que a maioria dos veículos contam com um sistema de ventilação interna capaz de proporcionar temperaturas agradáveis mesmo em temperaturas baixas.

O segredo está no controle de temperatura do ar circulante no interior do veículo. O princípio de funcionamento é bem simples. Dentro da caixa de ar, existe um pequeno trocador de calor por onde passa a água quente do motor transferindo o calor para o ar circulante dentro do veículo.

No início do funcionamento do motor do veículo, não é possível aquecer o ar, mas poucos minutos após a partida, é possível sentir a diferença de temperatura no ar de ventilação com a posição voltada para o ar quente.

O Seletor de temperatura no painel é o responsável por permitir ou não a circulação de água quente no trocador de calor que fará ou não o aquecimento do ar interno.

Dosando a temperatura é possível ter mais conforto ao dirigir em dias mais frios. Na Europa e América do Norte, o uso de sistema de aquecimento interno do veículo é até questão de sobrevivência onde a não utilização do aquecimento em baixas temperaturas pode levar o motorista e passageiros ao estado de hipotermia.

No Brasil não temos esse extremo, mas é sempre bom contar com estes recursos.

Utilize os difusores de ar para direcionar o ar para a direção que desejar, e veja as opções de direcionar o ar para a região do piso e das pernas.

O direcionamento do ar pode ainda de regulado para o para brisa, porém a eficiência de desembaçar é muito mais demorada se comparada ao acionamento breve do ar condicionado para a região do vidro.