Notícias
Vídeos

Saiba mais sobre especificações em carros híbridos


Tire suas dúvidas e conheça os tipos de conectores para bateria destes veículos 

Por: da redação - 01 de setembro de 2016

Os veículos híbridos são aqueles equipados com dois motores – um elétrico e um à combustão. No Brasil eles já são uma realidade, ainda mais com a vantagem do desconto de até 35% na alíquota para importação, que também inclui os chamados veículos híbridos plug-in, do termo em inglês para “conectado”. Estes são movidos por um motor elétrico e outro motor à combustão, e diferente dos híbridos convencionais, os plug-in podem ter suas baterias recarregadas com uma tomada elétrica. Os híbridos plug-in podem usar somente o motor elétrico ou somente a combustão para poder rodar, porém, os dois devem ser acionados ao mesmo tempo em alguns momentos, como quando há uma solicitação de mais potência por parte do motorista. Mesmo podendo ser recarregados pelas tomadas convencionais (de 110v ou 220v), nessa situação precisam de mais tempo para recarga, chegando a 22 horas para uma carga completa. Existem ainda outras opções: há postos de abastecimento que fazem essa recarga de forma mais rápida, diminuindo o tempo em mais de 95%. Os carregadores de carga rápida possuem conectores específicos para essa função, com correntes elétricas altas, fornecendo mais energia ao veículo em menos tempo, em recargas de bateria de até 30 minutos. Eles diferem de acordo com o modelo do veículo, o que torna mais difícil para o usuário recarregar em postos públicos.


Os tipos de conectores mais comuns são:

Conector SAE J1772

Conforme a norma da SAE, esse tipo de conector utiliza corrente alternada para a recarga das baterias, e limitação de corrente, o que faz com que tenha recargas mais lentas. Possui proteção para evitar riscos na aproximação do conector ao carro.

Conector Mennekes

Semelhante ao conector baseado na norma SAE, este também usa corrente alternada para recarregar a bateria do veículo, mas seus pinos de conexão são diferentes dos do conector SAE. Suas recargas são semirrápidas devido às correntes elétricas mais altas.

CHAdeMO

Sua carga é rápida e permite alta potência. Ele é mais comum no mercado asiático, e usa corrente elétrica contínua para recarregar as baterias, além dos sistemas de proteção contra choque.

Conector combo

Ele possui características dos dois tipos de  conectores, e pode usar corrente alternada ou contínua para efetuar a recarga, dependendo do posto de carregamento. Também tem os mesmos tipos de proteção contra choque elétrico durante a recarga.