Notícias
Vídeos

Saiba como fazer a equalização dos amortecedores antes de efetuar a instalação


Procedimento é feito para retirada do ar que se encontra no tubo interno devido aos amortecedores ficarem acondicionados na embalagem na posição deitada

Por: Da Redação - 17 de maio de 2018

Ao trocar os amortecedores, é necessário ter atenção a alguns detalhes. “Antes da instalação é preciso fazer a equalização ou escorvamento do amortecedor, ou seja, retirar o ar que se encontra no tubo interno da peça”, explica Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. O procedimento é simples. Basta colocar o amortecedor na posição de instalação, com a haste para cima. Em seguida, é só puxar a haste para fora e empurrar de volta para dentro, cerca de 5 vezes. “A haste deve deslizar  sem vazios”, comenta. Segundo Silva, o processo é aplicado porque o amortecedor fica guardado na posição deitada, o que faz com que o óleo vá para o tubo interno, abrindo espaço para o ar na parte superior. Por isso, não é permitido, após a equalização, colocar os amortecedores na posição horizontal no chão antes da instalação.

Ele atenta para outros cuidados. “Nunca segure a haste do amortecedor na hora da instalação com alicate ou outra ferramenta semelhante, pois vai comprometer a  vedação da peça”, alerta.

É recomendável também verificar a posição de montagem e o estado de todos os componentes da suspensão. Se necessário, utilizar itens com qualidade e de marcas tradicionais do mercado.

“Após o aperto final com o veículo no solo, é preciso efetuar revisão completa da fixação de todo o sistema de suspensão e alinhar o conjunto”, finaliza.