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Porsche apresenta segunda geração do Panamera


O esportivo possui novas tecnologias semi-autônomas e deve chegar ao Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo

Por: da redação - 21 de julho de 2016

A Porsche está apresentando a segunda geração do Panamera no Brasil. Sete anos depois do seu lançamento, o modelo ganhará uma nova versão que será apresentada em novembro no Salão do Automóvel de São Paulo. Ele ainda não tem um valor definido, até porque suas vendas devem começar apenas no fim do ano, ou ainda, no início do ano que vem. Assim como foi na primeira apresentação do carro, a montadora está promovendo um lançamento em etapas. A primeira aparição pública aconteceu no mês passado, em Berlim. Agora, a alemã preparou um evento apenas para detalhar as tecnologias presentes no sedã de quatro portas. Na ocasião foi permitido que jornalistas apenas andassem como passageiros, no autódromo Eurospeedway, no oeste da Alemanha, território da antiga parte oriental do país. Ele é o primeiro da marca a fazer um uso mais intenso de alumínio. Fabricado em uma plataforma inteiramente nova, conhecida como MSB, o novo Panamera possui o material em todos os painéis externos. Em peso, a participação de alumínio chega a 31% (contra 10% do modelo de primeira geração). Além disso, o modelo também utiliza aços de alta e altíssima resistência em áreas específicas, como as colunas e parte inferior, para melhor absorção e dissipação de choque. Também para reduzir o peso, os bancos individuais (são quatro) foram redesenhados, e estão 8 kg mais leves. Incluindo estrutura e motores de acionamento, ele teve uma redução de 22% em relação ao modelo anterior. O motor é o novo 4.0 V8 biturbo com desativação de quatro cilindros em velocidade de cruzeiro. As turbinas são do tipo twinscroll (passagem dupla), e, como são instaladas entre as bancadas de cilindro, permitiram rebaixamento do capô. Rende 550 cavalos, atinge uma velocidade de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos - 0,3 segundo mais rápido que o modelo de primeira geração (que tinha 520 cv). Segundo a Porsche, os números garantem a ele o título de "sedã de luxo mais rápido do mundo". A nova carroceria recebeu aerofólio que não apenas se levanta de acordo com a velocidade, mas também se prolonga lateralmente, o que melhora o efeito solo em altas velocidades (ocasião em que há aumento de pressão sobre o asfalto). Ainda para otimizar a eficiência aerodinâmica, a entrada de ar dianteira tem aletas móveis, que se fecham em alta velocidade. O novo Panamera tem vários controles eletrônicos para melhorar a estabilidade. A suspensão a ar com três níveis de amortecimento funciona por meio de válvulas solenoides: o sistema pode funcionar com mais ou menos ar em seu interior. Com câmera de ar maior, privilegia-se o conforto. Com menos ar, há mais estabilidade, e o conjunto fica mais rígido.

Ficha técnica

Porsche Panamera Turbo

Motor: 4.0 V8 biturbo
Potência: 550 cv a 5.750 rpm
Torque: 78,5 mkgf de 1.950 a 4.500 rpm
Câmbio: automatizado, dupla embreagem, oito marchas (PDK)
Direção: elétrica
Pneus: 275/40 na frente e 315/35 atrás, aro 20
Comprimento: 5,049 m
Entre-eixos: 2,950 m
Porta-malas: 495 litros
Peso: 1.995 kg
0 a 100 km/h: 3,6 segundos
Máxima: 306 km/h