Notícias
Vídeos

Nakata registra aumento de produtividade na fábrica de Diadema


Aplicação de novas ferramentas de gestão em manufatura na planta, que produz amortecedores, aumenta produtividade e reduz custos

Por: Da Redação - 11 de maio de 2018

Há pouco mais de um ano a fábrica de amortecedores da Nakata, localizada em Diadema-SP, vem passando por mudanças em gestão baseados no sistema lean manufaturing, seguindo os conceitos de segurança, qualidade e produção, que vem garantindo ganho em produtividade e redução de custos.
O trabalho desenvolvido sob a supervisão do gerente de planta, Carlos Moura, com mais de 31 anos de experiência em plantas de autopeças, tem conferido bons resultados, elevando a produtividade na fábrica de 76% para 88%. Foram adotados vários processos para avaliar as atividades na produção e identificar o que pode ser melhorado, mas sempre focando, primeiramente, em segurança dos operadores com melhorias ergonômicas, qualidade com a implantação de um projeto chamado Qualidade Premium e, por fim, automatização de uma área de soldagem, que garantiu ganho em produtividade.
Além disso, os colaboradores também receberam treinamentos sobre o Sistema Nakata de Produção, o qual consiste na elaboração de um “road map” para registrar e padronizar todas as medidas efetuadas, gerando um histórico que pode ser consultado com frequência para avaliação.
O processo de melhoria é contínuo e Moura explica que o lean manufacturing foi adaptado à cultura da Nakata, o que potencializou a melhoria dos resultados com a participação efetiva dos colaboradores. “Vamos avançando para garantir cada vez mais eficácia na fábrica. Para 2018, a meta é alcançarmos índice de 90% de produtividade, estabelecendo assim um novo patamar de competitividade”, revela.
A fábrica de Diadema possui a certificação do SGI - Sistema de Gestão Integrado que inclui: ISO9001-Gestão de Qualidade, ISO14001- Gestão de Meio Ambiente, OHSAS18001- Gestão de Saúde e Segurança.