Notícias
Vídeos

Inspeção para veículos diesel traz avanço na melhoria da qualidade do ar


O SINDIREPA-SP realiza anualmente ações para melhorar a qualidade de vida dos paulistas

Por: Da Redação - 18 de fevereiro de 2017

No estado de São Paulo a implantação da inspeção ambiental para veículos diesel é um importante progresso para a melhoria da qualidade do ar. Durante a inspeção, os resultados do levantamento mostram uma redução significante na emissão de poluentes tóxicos, devido à retirada de 850 mil automóveis para hidrocarbonetos, 36 mil veículos diesel, incluindo caminhões, ônibus, vans, picapes, etc.

 

Segundo estudos da Faculdade de Medicina da UPS, a redução de poluentes diminuiu a mortalidade e a morbidade na capital. Dividindo o custo das inspeções pelo número de mortes evitadas, chega-se a R$ 10 mil por vida salva.

 

O SINDIREPA-SP em parceria com a CETESB realiza anualmente ações conjuntas para combater a redução de poluentes em locais de grandes concentrações de caminhões, também promovendo encontros reparadores especializados em veículos pesados, para incentivar e trazer informações necessárias. O programa conta com a participação de oficinas especializadas, que estão autorizadas a fornecer o Relatório Técnico de Manutenção, que garante redução de 70% do valor da multa por emissão de fumaça preta.