A Honeywell Transportation Systems desenvolveu a tecnologia Boreless, que já está sendo aplicada em sua linha de turbos Garrett para caminhões e ônibus. A tecnologia resulta em melhor desempenho e maior vida útil, segundo a fabricante, sem a utilização de materiais caros como o titânio. Diferentemente dos rotores convencionais (onde há um furo que passa por toda a peça), essa tecnologia elimina o furo passante do eixo que fixa o rotor do compressor ao rotor de turbina e possibilita a utilização do alumínio fundido ou fresado, solução mais econômica que o titânio usado por outros fabricantes de turboalimentadores.
Atualmente, a tecnologia Boreless já é aplicada nos turboalimentadores Honeywell fornecidos para caminhões e ônibus das montadoras Scania e Volvo. A empresa também comercializa produtos com essa tecnologia para aplicações Mercedes-Benz na reposição, para os motores OM924LA e OM457LA.
No turbo Boreless, a região sujeita à maior força centrífuga (a de maior diâmetro do rotor), não possui o furo passante. Esse recurso reduz de maneira significativa as tensões no componente, aumentando sua resistência à fadiga e sua durabilidade, mesmo com a utilização de material mais comum e que proporciona custo mais acessível, como o alumínio.
Adicionalmente, devido à menor densidade do alumínio em relação ao titânio, reduz-se também a inércia do turbo. Isso proporciona acelerações e respostas mais rápidas, economia de combustível e menor emissão de poluentes. Outro ponto importante é que, devido a repostas mais rápidas do motor, a exigência no sistema de embreagem no momento da arrancada e das trocas de marcha é menor, prolongando sua vida.
Os turbos com tecnologia Boreless estão disponíveis tanto na linha original Garrett quanto na linha Reman Original Garrett, lançada pela empresa e composta por componentes remanufaturados, com garantia de fábrica idêntica à das peças novas e preço de custo inferior ao de um componente OKM.