Notícias
Vídeos

Ford inaugura espaço para incentivar a criatividade e inovação na fábrica de Camaçari


O ambiente será usado pelos empregados como laboratório para o desenvolvimento de soluções de mobilidade e outras inovações

Por: Da Redação - 02 de julho de 2018

Primeiro do gênero em fábricas da Ford na América do Sul, o “Creative Room” combina conceitos de sustentabilidade e equipamentos de última geração com soluções inteligentes, como o reaproveitamento de componentes de veículos e materiais que seriam descartados. 

Com esse projeto, já existente também em unidades da América do Norte, Europa e Ásia, a empresa reforça o trabalho focado na inovação. “Nossa expectativa é que esteseja um local para impulsionar o desenvolvimento de soluções de mobilidade, acelerando o processo de formação de ideias com potencial para a geração de patentes”, afirma Rafael Marzo, gerente global do Novo EcoSport.

O “Creative Room” conta com dois ambientes: o Coworking, de trabalho colaborativo, e o Maker Space, oficina equipada com ferramentas de uso compartilhado para a criação de projetos, conceitos e objetos manufaturados. O local dispõe de mesas modulares para reuniões, sistema de áudio e vídeo, duas impressoras 3D, caneta e scanner 3D, kits modeladores de argila e bancada com materiais para a construção de protótipos – como Lego robótico e kits de microcontroladores –, que ajudam a transformar projetos virtuais em realidade.

O novo espaço de inovação da Ford também está ligado aos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento do produto e ao estúdio de design do complexo de Camaçari, onde foram desenvolvidas as novas gerações globais do Ka e do EcoSport. Sua moderna estrutura inclui duas impressoras 3D de porte industrial, que possibilitam a impressão de peças grandes com extrema precisão e excelente acabamento.

O designer Thiago Pinto contribuiu para a criação do ambiente, reaproveitando materiais na produção dos móveis e equipamentos. Entre outros recursos,  foram usados150 kg de madeira de páletes em bancadas de trabalho, assentos das banquetas, rack e estante de livros; 200 kg de ferro na estrutura das bancadas, banquetas e jardim horizontal; rodas de alumínio do EcoSport FreeStyle como base das banquetas; alto-falantes do projeto do EcoSport e pneus de empilhadeira para a construção de caixas de som.

Além da arquitetura inovadora, o verde deu um toque especial ao projeto, que ganhou um jardim com vasos de Pilea microphylla, conhecida como Brilhantina. O sistema de irrigação foi desenvolvido com uma bomba do limpador de para-brisa e sensores do EcoSport. “A criação de espaços colaborativos de trabalho é uma grande tendência no mercado. Pensando nisso, decidimos que este seria um local comunitário e incorporamos a ele o conceito de Maker Space”, explica Thiago Pinto.