Notícias
Vídeos

Ford apresenta a F-150 Raptor 2019


Com nova suspensão eletrônica e controle de trilha, o modelo chega ao mercado norte-americano no final do ano

Por: Da Redação - 05 de junho de 2018

Com muitas novidades, a Ford anuncia seu novo modelo para o mercado com previsão de lançamento no final de 2019. O modelo 2019 da F-150 Raptor traz como principais novidades os amortecedores com tecnologia de controle eletrônico, sistema de controle de rodagem para trilhas e bancos esportivos, reforçando aspectos que contribuem para tornar a Raptor a referência da categoria.

“O sucesso da F-150 Raptor tem como base a sua incrível suspensão, o excelente controle dinâmico e a confiança que inspira nos proprietários”, diz Hermann Salenbauch, diretor global de programas de veículos da Ford Performance. “Os apriAmortecedores com tecnologia de controle eletrônicomoramentos da Raptor 2019 levam esses aspectos a um novo nível, que a competição terá novamente de acompanhar.”

Além de alto torque e potência, a suspensão é um dos itens chaves de uma picape off-road de alto desempenho. A Ford Performance trabalhou diretamente com a FOX para desenvolver a nova tecnologia de amortecedores com controle eletrônico Live Valve da Raptor 2019. Exclusivo na categoria, o sistema usa sensores na suspensão e na carroceria para ajustar instantaneamente a resposta, aumentando o conforto, a dirigibilidade e a resistência a impactos.

“Variando automaticamente a taxa de compressão dos amortecedores, a Raptor agora pode aproveitar ao máximo o curso da suspensão de 13 polegadas na frente e de 13,9 polegadas na traseira”, diz o executivo. “A Raptor 2019 é não só mais robusta no fora de estrada, como também mais inteligente.”

A nova tecnologia de suspensão aumenta a capacidade off-road em alta velocidade. Quando os sensores detectam que a picape está com as rodas no ar, por exemplo, os amortecedores são ajustados com rigidez máxima para suavizar o impacto na aterrisagem.

O novo controle de trilha também melhora o desempenho da F-150 Raptor no off-road em baixa velocidade. Como o controle de cruzeiro, ele ajusta automaticamente a potência e a frenagem em cada roda quando a picape passa por terrenos acidentados em baixa velocidade para que o motorista possa se concentrar na direção. Ele pode ser ativado em velocidades de 1,6 a 32 km/h, facilitando a direção em trilhas e escaladas de pedras, por exemplo.