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Conheça as tecnologias de segurança para motos


Saiba como funcionam alguns dos principais métodos para melhorar a performance do veículo em situações de emergência

Por: da redação - 28 de setembro de 2016

Existem diversas tecnologias voltadas para a segurança nas motocicletas. Algumas atuam nas rodas da moto, outras no pedal de freio, no acelerador e até na suspensão, melhorando a performance em situações de emergência. Outras vêm para aprimorar a forma de condução do motociclista e alertar sobre possíveis erros, ou para fazer intervenções durante essa condução. Separamos algumas das principais tecnologias para você conhecer:

RBW – RIDE-BY-WIRE – Acelerador Eletrônico

Mais conhecido como acelerador eletrônico, é o fim do sistema de acionamento do acelerador mecânico via cabo. Ele faz uso de um potenciômetro na manopla de aceleração, que informa a ECU (Engine Control Unit) sobre a variação ou o posicionamento do acelerador. Os dados são tratados pela central, que pilota o sensor de posição da borboleta, que abre e fecha quando necessário.

TCS – TRACTION CONTROL SYSTEM – Sistema de Controle de Tração

Com a utilização de sensores nas rodas não é possível diferenciar a velocidade entre a roda dianteira e a traseira, que seria a deslizante. Esta tecnologia faz a comparação dos dados pela ECU, e realiza o retardamento da ignição para que a moto possa recuperar a tração.

MSC – MOTORCYCLE STABILITY CONTROL – Controle de Estabilidade para Motocicletas

Ele possibilita que o motorista freie e acelere em estradas retas e curvas, sem perder o desempenho dinâmico da motocicleta, mantendo a moto na posição desejada. Ele analisa, por exemplo, a velocidade da roda, do ângulo de inclinação, aceleração, frenagem de pressão, entre outros dados. Os sensores passam todas as informações para a ECU, que é responsável por comandar o sistema de freios antitravamento – ABS – e o controle de tração.

RLM – REAR WHEEL LIFT MITIGATION – Antielevação da Roda Traseira

Mais conhecido como RL, o recurso evita o levantamento indevido da roda traseira em caso de uma frenagem de emergência, o que desestabilizaria a moto. O sistema atua por meio do ABS para o alívio das aplicações de forças na roda dianteira.

IMU – INERTIAL MEASUREMENT UNIT – Unidade de Medição Inercial

O sistema combina o uso de giroscópios e acelerômetros para analisar a movimentação do veículo em várias direções. Ele verifica itens como inclinação, guinada e aceleração, para os seis eixos. Os demais sistemas são acionados a partir da transmissão de dados para o ECU, para o devido controle da moto.