Notícias
Vídeos

Bosch promove campanha de kits de distribuição com bomba de água


A campanha promocional da Bosch Automotive Aftermarket oferece dois euros por cada kit de distribuição com bomba de água que a oficina adquira ao longo do mês

Por: Da Redação - 24 de outubro de 2017

As correias de distribuição transmitem a energia gerada pelo motor para os grupos secundários do veículo e também executam certas funções de controle. Enquanto estão em operação, as correias de distribuição estão sujeitas a consideráveis cargas mecânicas, químicas e térmicas.

Alta velocidade, vibração e temperaturas extremas também são fontes de tensão para os componentes mecânicos. Para além disso, em quase 70 por cento dos motores, a correia de distribuição também é responsável por impulsionar a bomba de água. Desta forma, consegue-se um fluxo constante de líquido refrigerador através do radiador e do motor. A correia de distribuição, o rolo tensor, os elementos guia e a bomba de água devem estar perfeitamente ajustados para assegurar um funcionamento fiável e uma longa vida útil.

A correia de distribuição é projetada para conduzir o eixo de distribuição, que controla com precisão a distribuição. No caso de uma bomba de água com fugas, a correia de distribuição fica exposta aos produtos químicos do líquido refrigerador, o que pode danificar a correia. Os danos na correia de distribuição, por sua vez, provocam falhas no mecanismo de sincronização entre o eixo da manivela e o eixo de distribuição, resultando numa falha generalizada no motor. A correia de distribuição também sofre devido às grandes tensões suportadas pelos elementos tensores ou guia.

Por esta razão, os fabricantes automóveis definem intervalos de tempo específicos para a substituição da correia de distribuição, dependendo do modelo e do tipo de motor. Caso a correia de distribuição também impulsione a bomba de água, a Bosch recomenda a substituição de ambas. Desta forma, evita-se a substituição prematura da correia de distribuição e a despesa adicional necessária para adaptar a uma nova bomba de água.

No seu portfólio, a Bosch Automotive Aftermarket conta com kits completos de correias de distribuição, incluídos num único número de ordem, além da correia de distribuição, dos rolos de tensor e de guia, da bomba de água e todos os elementos de montagem, bem como das suas instruções de instalação. Ao substituir, através de uma única intervenção, a correia de distribuição e a bomba de água de uma só vez, é possível poupar tempo e dinheiro, mantendo a qualidade do equipamento original e uma cobertura de mais de 90% do parque automóvel europeu e asiático.