Notícias
Vídeos

Bosch celebra 30 anos do scanner de diagnóstico KTS


Há três décadas, as soluções de diagnóstico auxiliam o dia a dia dos reparadores nas oficinas

Por: Da Redação - 13 de julho de 2018

Em 1988, o KTS 300 da Bosch – primeiro scanner de diagnóstico da empresa – permitia que oficinas independentes pudessem verificar os sistemas eletrônicos do veículo. Naquela época, a Bosch nomeou a tecnologia como “Klein-Tester-Serie” (diagnóstico de série pequeno, em português), ou apenas KTS, nome que permanece até hoje.

“Desde a sua fundação, a Bosch é um nome importante no desenvolvimento de tecnologias, qualidade técnica e confiabilidade. Há 30 anos, nós estávamos entre as primeiras empresas do mundo a atenderem estes requisitos no campo dos diagnósticos de ECU”, afirma Oliver Frei, presidente regional da divisão de Soluções e Serviços Automotivos da Bosch na Europa, a respeito da motivação que impulsiona o contínuo desenvolvimento do KTS. “Sempre buscamos aumentar a eficiência e eficácia no dia a dia das oficinas por meio dos nossos scanners de diagnóstico e softwares modernos. As soluções de diagnose se encaixam no futuro das oficinas – e é o que nos move”, ressalta Frei.

Uma história de sucesso que começou com o “martelo Bosch”
Quando o primeiro KTS foi lançado, ele era capaz de realizar o diagnóstico do sistema de gerenciamento do motor de apenas três marcas diferentes de carros, mas este número cresceu rapidamente. Em 1999, já era possível realizar o diagnóstico em 120 sistemas de 25 fabricantes de veículos diferentes. Assim, o setor automotivo logo passou a conhecer o KTS 300 como o “martelo Bosch” e também como um sinônimo de testadores de motor. Ainda em 1999, o software Bosch ESI[tronic] foi lançado nos scanners de diagnóstico – outro marco importante para a tecnologia e o desenvolvimento da série KTS. Hoje em dia, o scanner de diagnóstico KTS e o ESI[tronic] 2.0 permitem realizar a diagnose na unidade de comando de mais de 90 mil modelos de veículos de mais de 125 marcas diferentes.