Notícias
Vídeos

Boné alerta leva Ford à conquista de prêmio internacional


A Ford Caminhões e a GTB ganharam o Leão de Prata em Cannes durante o Festival Internacional de Criatividade, principal evento global da indústria de comunicação e marketing

Por: Da Redação - 30 de junho de 2018

O prêmio recebido pela Ford foi conquistado na categoria Brand Experience & Activation, concorrendo com outras 2.335 peças inscritas.

À primeira vista, o Boné Alerta parece comum. No entanto, ele é capaz de interpretar os movimentos de cabeça do motorista por meio de sensores e avisa quando ele está com sono para fazer uma parada de descanso. O alerta é feito por três tipos de sinais: vibratório, visual e sonoro.

A criação do acessório foi precedida de um estudo para identificar os movimentos do caminhoneiro que fazem parte da sua rotina normal de trabalho e os que indicam sono. Essa base de dados depois foi transferida para a unidade central de processamento do boné, que funciona conectada a um acelerômetro e um giroscópio para identificar cada tipo de situação. A Ford é a primeira fabricante a pensar em um ‘wearable’ (tecnologia de vestir) para utilização enquanto o motorista está ao volante e que pode contribuir na prevenção de acidentes.