Notícias
Vídeos

Boletim técnico - Economia de combustível


Conheça algumas formas para economizar no combustível de seu veículo

Por: Da Redação - 17 de outubro de 2017

Em tempos de crise econômica no Brasil e no mundo, sabemos a importância de reduzir os gastos com tudo o que for possível. E um dos nossos maiores gastos mensais é com o veículo, sendo que, nessa conta do carro, o combustível pesa muito no bolso,além de ter aumentos consideráveis de preço com bastante frequência.

Pensando nisso, relacionamos algumas atitudes que ajudarão você a economizar combustível.

Pressão correta dos pneus

Pelo menos uma vez por semana, calibre os pneus do seu veículo. Fazendo isso, você diminui a inércia do seu automóvel e o pneu roda com menos dificuldade,reduzindo a força solicitada do motor e, consequentemente, o gasto de combustível.

Só leve o necessário no carro

É muito comum enchermos o carro com coisas que não utilizamos, como algum objeto esquecido no porta-malas. Tal atitude faz com que o carro fique pesado sem necessidade, exigindo mais força do motor (e mais combustível) para rodar. Deixe no carro somente o que for necessário.

Manutenção preventiva

Sempre faça as revisões necessárias do seu carro, pois um veículo com defeito mecânico tem a tendência de aumentar o consumo. É importante lembrar-se dos filtros de ar, óleo e combustível, por exemplo.

‘Banguela’ não diminui consumo

Um grande mito – que também é um hábito perigoso – é o de que a famosa “banguela” proporciona economia de combustível. Banguela é quando deixamos o carro em ponto morto nas descidas e o controlamos apenas com o freio. Esse costume, além de gerar um desgaste prematuro do sistema de freio, não reduz o consumo de combustível– e ainda pode aumentar os riscos de acidentes. A injeção eletrônica, que substituiu os antigos carburadores, é controlada eletronicamente e possui uma estratégia chamada cut-off: quando você está descendo com o carro engrenado e solta o pedal do acelerador, o módulo eletrônico entende que o automóvel está em desaceleração ecorta o fornecimento de combustível ao motor,proporcionando uma economia considerável ao carro.Ou seja, você economiza mais com o carro engrenado do que em ponto morto.

Planeje a melhor rota – ou peça carona

Hoje a tecnologia nos ajuda na hora de chegar ao nosso caminho. O mercado oferece aplicativos que traçam a melhor rota levando em conta o trânsito e a distância. E ainda podemos contar com programas de carona, nos quais você racha o combustível com alguém, o que, além da economia, pode render um bom bate-papo.

Bons hábitos ao volante

A melhor maneira de economizar combustível é estar atento à sua maneira de conduzir o automóvel: trocar a marcha no tempo certo, não acelerar o carro em excesso, sempre manter a aceleração constante, evitar ficar freando de forma brusca,diminuir a marcha do veículo em desaceleração para ao chegar ao farol... A constância dessas boas práticas ao volante ajuda muito a economizar combustível e a aumentar a vida útil do seu carro. O seu bolso agradece.