Notícias
Vídeos

Boletim Técnico - Como escolher uma boa oficina


Além da dor de cabeça ao bater um carro, o motorista ainda fica com aquela dúvida: como escolher uma boa oficina?

Por: Da Redação - 02 de outubro de 2017

Quem não tem o costume de levar o carro para manutenção preventiva, na hora que surge um problema fica totalmente sem referências para essa escolha numa hora de necessidade imediata.

Um amigo acaba indicando uma oficina que tem um bom preço. Mas preços baixos não garantem bom serviço. E as diferenças entre as oficinas do mercado não estão só na questão dos valores praticados.

Há oficinas modernas, altamente estruturadas, capazes de reparar seu carro com qualidade e produtividade. Mas ainda existem aquelas que não se modernizaram e fazem o reparo com técnicas arcaicas e equipamentos desatualizados – o resultado é um reparo malfeito e a demora na conclusão do serviço.

Para ajudar o proprietário de veículo nesse momento de angústia, o CESVI relaciona aqui algumas características que você deve buscar para saber se a oficina é de fato apta a realizar um reparo de qualidade.

Legalidade

Uma das evidências de uma boa oficina começa com a questão legal: ela tem alvará de funcionamento da Prefeitura? Tem atestado de vistoria do Corpo de Bombeiros? Possui licença ambiental de operação? Todos esses documentos devem estar expostos e com fácil visualização para os clientes.

Atendimento

Uma boa oficina oferece um atendimento adequado ao cliente, com condições apropriadas de conforto: recepção com sanitário exclusivo para clientes próximo da sala de espera, oferta de água e café, instalações apropriadas para os peritos de seguradoras.

Certificados e treinamento

Em cumprimento à lei 15.297 de 2014, que dispõe sobre as normas básicas das oficinas de reparação, o responsável pela oficina deve comprovar sua capacitação técnica por meio de certificado e treinamento técnico realizado pela empresa.

Qualificação técnica

Verifique se a oficina possui certificações técnicas ou atestados de qualidade, que geralmente abrangem os processos e equipamentos usados.

Serviços oferecidos

Certifique-se de que a oficina tem total autonomia em todos os serviços que se dispõe a exercer e, nos serviços terceirizados, se ela exige o mesmo padrão de qualidade do serviço próprio. Um funcionário deverá explicar tudo o que precisa ser feito no veículo quando for apresentado o orçamento, esclarecendo todas as dúvidas. Também é importante, antes de tudo, verificar as condições do CNPJ da oficina. Ela deve apresentar nota fiscal descriminando todo o serviço realizado no veículo, bem como as peças substituídas.

Garantia

Confira se a oficina menciona ou apresenta certificado de garantia dos serviços prestados (de 30 a 90 dias).

Infraestrutura

Veja se há boa conservação do imóvel, bom estado de limpeza, boa organização, localização e acesso facilitado à oficina. O ambiente deve ser agradável, organizado e bem iluminado. Equipamentos e ferramentas devem estar em lugares específicos, assim como as peças e os demais materiais.

Equipamentos

Dependendo dos serviços prestados pela oficina (funilaria, pintura), existem alguns equipamentos que são fundamentais. Você pode pedir uma explicação dos métodos e processos envolvidos no reparo do seu carro. Com uma breve apresentação do proprietário, você poderá saber se a oficina conta com equipamentos adequados, como solda ponto, bancada de estiramento, solda MIG/MAG e cabine de pintura de pressão positiva (estufa).

Busque referências

É sempre bom pedir indicações de um amigo ou parente que já tenha precisado de algum trabalho de reparação. Porém, vale a pena buscar referências, como o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), o CESVI BRASIL e o Guia de Oficinas Brasil. (https://guiadeoficinasbrasil.com.br/)

Da redação

Você conhece o Guia de Oficinas Brasil? Nele você pode achar uma oficina de confiança, bem conceituada entre os clientes ou filtrar até pelas que estão mais próximas de você. O

Guia de Oficinas Brasil é o primeiro sistema de busca de oficinas, que oferece um serviço de grande utilidade para donos de carros que procuram por uma empresa qualificada e de confiança para realizar reparos mecânicos.

São mais de 2.500 estabelecimentos em todo o território nacional, que foram avaliados e selecionados de forma criteriosa. As oficinas podem ser localizadas facilmente por um sistema automático de geoposicionamento (que localiza a mais próxima de você, informa os contatos, fotos e ainda indica o caminho).

Nosso Guia funciona da mesma forma que outros que indicam restaurantes, hotéis, etc., e também permite que os usuários avaliem sua experiência na oficina.

O Guia de Oficinas está disponível aqui no site do Jornal Oficina Brasil e no portal automotivo Webmotors.