Notícias
Vídeos

Aprenda a conservar carros antigos da melhor maneira com a CESVI BRASIL


Especialista do Centro de Segurança Viária da MAPFRE faz recomendações para manter os veículos em bom estado

Por: da redação - 30 de agosto de 2016

Modelos clássicos como a Brasília, o Del Rey, Fiat 147, Fusca, Gurgel, Opala ou outros fizeram parte da nossa história, e até hoje são muito admirados. Sua manutenção, porém, é um problema: aos proprietários destes veículos da década de 70, 80 e 90, encontrar peças e acessórios originais é uma tarefa difícil e cara. Por estar dentro deste universo, Gerson Burin, coordenador técnico do CESVI BRASIL, Centro de Experimentação e Segurança Viária do Grupo MAPFRE, reuniu dicas simples e práticas para a proteção de carros, principalmente antigos.

“Quando falamos em reparação e manutenção o objetivo é garantir a segurança de todos no veículo e, ao mesmo tempo, evitar gastos indesejados.  Entretanto, em carros mais antigos e com itens que são difíceis de encontrar no mercado, o cuidado para a preservação das peças originais é essencial para manter a segurança na condução, o ar vintage e a conta bancária no azul, sem gastos fora de época”, comenta.

 O especialista afirma que carros que permanecem inativos por muito tempo exigem do motorista uma percepção maior dos sinais que o veículo dá quando precisa de uma nova manutenção. “O importante é colocar o carro para andar com frequência, movimentar os fluidos, óleos e combustível para evitar o ressecamento de peças, mangueiras e até do sistema de freios e embreagem”, finaliza Burin.

Motor

Para manter a durabilidade e bom desempenho do veículo é preciso ter cuidado com o óleo do motor. Se ele ficar muito tempo parado, acaba vencendo o seu prazo de validade e perde a sua característica de lubrificação. Por conta disso, é importante ligar o motor do veículo por 20 minutos a cada semana, evitando assim o total escoamento do óleo das partes mais altas do motor.

Bateria

Mesmo com o carro parado, a bateria pode descarregar com o tempo, por conta dos itens elétricos como rádio, alarmes, relógios e até o painel que demandam uma quantidade mínima de energia.  A dica é simples: procure desligar os cabos da bateria quando o veículo não for usado por mais de duas semanas. Isso pode gerar uma economia relativa ao motorista.

Pintura

Para preservar a pintura, o ideal é lavar e encerar o carro regulamente. Além disso, utilizar capas de proteção de qualidade e manter o veículo na sombra é ideal para evitar o desgaste com o tempo.  Mas se for preferir algum detergente durante a lavagem, prefira os neutros, pois agridem menos a pintura.

Para-brisas

Troque as palhetas do para-brisa com certa frequência, pois devido à falta de uso elas tendem a ficar ressecadas com o tempo. Além disso, preencher o reservatório do líquido de lavagem facilita a limpeza e evita riscos no vidro durante a utilização do limpador.

Pneus

Deixar os pneus murchos pode deformar a cinta de metal interna, por isso é preciso mantê-los sempre cheios e calibra-los com frequência. Fique atento ao prazo de validade dos pneus (indicado na lateral da peça) de carros com pouco uso, pois eles ressecados e mais suscetíveis a danos em contato com o asfalto.

Óleos

Observe qualquer sinal de vazamentos de óleo no veículo: podem ser do sistema de direção hidráulica, do motor ou mesmo da caixa de transmissão. Monitore também o consumo de óleo do motor, sempre verificando o seu nível na vareta para que não trabalhe sem óleo, o que poderá travar o motor.

Para mais informações sobre o CESVI BRASIL, basta acessar o site www.cesvibrasil.com.br.