Notícias
Vídeos

Actros foi destaque na Fenatran com novidades na grade frontal, no painel e no piloto automático


O conceito “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve” ganhou uma forte evidência na Fenatran 2017 com o extrapesado Actros 2651 6x4 Megaspace Segurança

Por: Da Redação - 31 de outubro de 2017

“O Actros rodoviário para aplicações mix-road é o caminhão extrapesado que o cliente pediu”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Em 2015, o Actros brasileiro surgiu no mercado trazendo novidades esperadas pelos clientes, como mais capacidade do tanque de combustível, melhor custo operacional, mais robustez e conforto, além de mais redução no consumo de combustível e nas manutenções. Dando continuidade ao atendimento às solicitações das estradas, o Actros chegou à Fenatran 2017 com uma nova grade frontal, que tem a mesma cor que o caminhão, novo painel de instrumentos com novas funções e novo piloto automático, recurso que pode proporcionar economia de combustível de até 1%”.

De acordo com o executivo, um grande diferencial do Actros é que ele é um caminhão desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil e alinhado à realidade do transporte de carga no País. “Ou seja, o Actros para aplicações mix-road é um caminhão nacional, feito para transportadores e motoristas brasileiros”, ressalta Leoncini.

Novidades do Actros

O painel de instrumentos do Actros ganhou novas funções, que aumentam a interatividade e facilitam as operações de comando do veículo e o acompanhamento dos dados de consumo. As novidades ficam por conta de informações sobre a pressão de turbina, tempo/consumo em marcha lenta, contagem de tempo em cada faixa de rotação, consumo em litros e alerta de velocidade. O cliente tem ainda vários idiomas a escolha para configurar esse painel: português, inglês, espanhol, alemão e árabe. Estas novas características trazem vantagens como mais praticidade e melhor monitoramento do veículo.

O câmbio automatizado Mercedes PowerShift teve sua inteligência aprimorada, proporcionando um ajuste de troca de marchas mais refinado, tanto na regressão, como na progressão. Com isso, o caminhão trabalha na marcha mais correta para cada situação de operação.

O Actros também está recebendo um novo piloto automático, que oferece praticidade e economia no dia a dia da operação do caminhão. No piloto automático tradicional, a inteligência está configurada para o caminhão atingir a velocidade ajustada o mais rápido possível, ou seja, em máximo desempenho (“plena carga” no acelerador), aplicando-se o máximo torque e potência. A nova versão está configurada para economia de combustível, isto é, o sistema reconhece as condições da pista (inclinação) e carga, por meio dos sensores do veículo, e ajusta a demanda de torque e potência do motor orientando-o para trabalhar com economia de combustível. Por exemplo: em um declive, ao invés de acelerar com plena carga para atingir a velocidade desejada o mais rápido possível, o sistema identifica a inclinação da pista e aproveita a inércia do veículo para atingir a velocidade desejada. Isso pode proporcionar até 1% de economia de combustível em relação ao piloto automático tradicional.

Novidades da linha Actros na Fenatran

  1. Nova grade da mesma cor do caminhão

  2. Painel de instrumentos com novas funções

  3. Piloto automático inteligente

  4. Novas cores da cabina

Itens ECONFORT agregados à linha Actros desde 2014

  1. Novos bancos “Standard” e “Conforto” com perfil envolvente e diversas regulagens – os mais modernos do mercado

  2. Tacógrafo digital

  3. Novos tanques de alumínio com capacidade de até 1.080 litros

  4. Novo painel de instrumentos

  5. Novo rádio, de fábrica

  6. Freio a tambor para operações mix-road

  7. Novos eixos sem redução nos cubos

  8. Novo câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, com atualização do software e inclinação de via

  9. Suspensão metálica opcional

  10. Facelift da cabina

  11. Faróis com DRL em LED

  12. Novo climatizador aerodinâmico

  13. Novo motor OM 460 de 13 litros

  14. Nova potência de 510 cv para o Actros 2651

  15. Novo entre-eixos 3.600 mm