Notícias
Vídeos

Em São Paulo aconteceu a 9ª edição do salão nacional e internacional de motopeças


Confira na íntegra como foi a mostra e conheça as novidades em peças, acessórios e equipamentos que chegam para facilitar os trabalhos do setor da reparação

Por: Paulo José de Sousa - pjsou@uol.com.br - 21 de setembro de 2016

No mercado brasileiro, mesmo em tempos de crise no setor de duas rodas, as vendas anuais superam a marca de 1 milhão de motocicletas novas. Os dados são do balanço 2015 da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas e Bicicletas (ABRACICLO).  

Para suprir um mercado assim e também a frota circulante é preciso ter um setor de reposição organizado, prova disso foi a 9° edição do Salão Nacional e Internacional de Motopeças, realizado nos dias 17 a 20 de agosto, no pavilhão amarelo no Center Norte em São Paulo, promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças (ANFAMOTO). A feira reuniu fabricantes e atacadistas nacionais e estrangeiros.  O evento ocorre a cada dois anos e, neste ano, a expectativa foi de superar os mais de 10.000 visitantes registrados na última edição, realizada em 2014.  

Salão das Motopeças
Orlando Cesar LeoneO salão de negócios é voltado para o setor de peças e acessórios, cujo objetivo é o de incentivar e atrair lojistas e oficinas de motocicletas. Na cerimônia de abertura da feira estavam presentes: Orlando Cesar Leone e Valdemir Galvão, ambos presidente e vice-presidente da ANFAMOTO, respectivamente. Também faziam parte da solenidade o deputado estadual Jorge Wilson, “Xerife do consumido”, os deputados federais Celso Russomano e Gilberto Nascimento (PSC-SP), este último ressaltou a importância do segmento para a economia “sem empresários o Brasil não pode prosperar”.

Em uma breve análise durante a coletiva de imprensa realizada no primeiro dia do evento, o presidente da ANFAMOTO, Orlando César Leone, avaliou o mercado da reposição como estável, ele justificou que “o mercado está sendo regular. Isto porque, como as pessoas não estão comprando motos novas, elas tendem a ter cuidado e manutenção maiores com os equipamentos que já possuem” sendo assim, a consequência é o aumento nas vendas do setor de reposição.

Outro ponto importante para os participantes do evento comentado por Leone são as projeções otimistas em função dos negócios realizados na feira, afirmou: “pelo histórico de edições anteriores, os expositores que participam do Salão costumam ter aumento próximo dos 25% no volume de vendas praticadas no mês da realização do evento. Além disso, essas negociações geralmente se estendem até dezembro”. 

Um ponto positivo para o setor foi a parceria firmada entre a ANFAMOTO e a Intermot – Feira de Colônia que ocorre na Alemanha, o objetivo foi de estabelecer relações comerciais, participações nas feiras e acordos de cooperação entre os mercados de motociclismo brasileiro e europeu, comentou o presidente da associação.

Thiago Jardim - gerente comercial da Chiptronic

AS NOVIDADES

Entre as empresas veteranas e novatas participantes do evento, vários fabricantes apresentaram suas linhas de produtos. Foi possível encontrar peças e acessórios das diversas modalidades, ex.: capacetes, capas de chuva, capas de assento, roupas, travas, alarmes, intercomunicadores para capacetes via bluetooth e outros dispositivos eletrônicos.

A Chiptronic apresentou no salão de motopeças o MotoConnect e a nova versão do Motodiag, o V15, de acordo com Thiago Jardim, que é o gerente comercial da Chiptronic,  através do MotoConnect o motociclista poderá ter acesso às informações do sistema de injeção eletrônica de sua motocicleta diretamente em seu celular por meio de um aplicativo. Ainda com auxílio de uma câmera o dispositivo fotografa ou grava o trajeto percorrido e possibilita a localização com a ajuda do Google Maps, entre outras funções.

De olho na tendência das novas tecnologias dos últimos lançamentos dos fabricantes de motocicletas, a empresa apresentou o Motodiag V15, o aparelho de diagnósticos está adequado aos novos protocolos do sistema CAN da injeção eletrônica. 

Bosch - no portfólio da empresa alemã, além das consagradas velas de ignição que atendem à maioria das marcas, a empresa apresentou em sua lista itens como: buzinas, fluido de freios e as baterias direcionadas principalmente para motocicletas de alta cilindrada. 

Stand da Bosch (divulgação)
Linha de produtos Bosch (divulgação)
Nos lançamentos do salão, o destaque estava para o jogo de patim de freio e o kit de bombas de combustível para a linha CB/XRE 300 Flex da Honda. Na verdade, trata-se do motor elétrico acompanhado de filtro de tela e fiação. O item é de extrema importância para o reparador, nas oficinas a peça também é conhecida como refil da bomba. 

Tecfil - no estande da fabricante de filtros, além da linha de produtos, o outro atrativo foi a motocicleta que lidera o campeonato da Super Bike Brasil, a BMW S 1000 RR da equipe Tecfil Racing Team pilotada por Danilo Lewis, em que o piloto acumula três vitórias consecutivas e está na liderança do campeonato.

Entre as novidades, a Tecfil trouxe para o salão os filtros de ar da Honda NX4 Falcon e da Yamaha YBR/Factor 125E e também a linha de filtros de óleo para as motocicletas da BMW nos modelos: C600 Sport, C650 GT e F800GS Adventure. Toda essa linha visa atender às expectativas dos consumidores.

Estande Tecfil

Linha de filtros para motocicletas
Sabó - a empresa marcou presença com sua linha de retentores para motocicletas, sendo eles: retentores de bengala, retentores de válvulas, de pinhão, pedal de partida e outros. A Sabó fez ações promocionais, esclareceu dúvidas de serviços e aplicação do produto.

Retentores Sabó linha 2 rodas

FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS

O evento também contou com a presença de diversos fabricantes de ferramentas comuns e especiais. A Motobrasil trouxe para o salão uma brunidora de cilindros, alinhador de chassi e o destaque estava no simulador de velocidade. Na descrição do aparelho, a plataforma suporta qualquer tipo de motocicleta. O simulador não tem nenhuma relação com dinamômetro, seu objetivo é de testar a motocicleta dentro da oficina, ao dispositivo está acoplado um sistema de ventilação forçada, a roda traseira traciona um rolo enquanto a dianteira está fixada na plataforma. 

Simulador de velocidade
Além das rampas e elevadores para motocicletas expostos em alguns estandes da feira, a empresa Metalcava equipamentos apresentou como novo conceito de elevação um compacto elevador de coluna que suporta até 450kg, de acordo com o fabricante o equipamento facilita a entrada e saída da motocicleta, até porque a canaleta da rampa na posição baixa fica encostada no solo.

Elevador de coluna
Outros fabricantes também apresentaram equipamentos hidráulicos e pneumáticos. No segmento de equipamento para pneus também estavam expostas as máquinas de montar e desmontar de pneus e balanceadores de rodas.  

Máquina de montar pneus

PEÇAS E ACESSÓRIOS

Na linha de peças a variedade de produtos expostos nas vitrines dos lojistas era grande, porém estavam focadas mais em motocicletas populares, no geral eram oferecidas peças como: pedaleiras, manetes, manicotos, cavaletes, suportes, pedal de câmbio e também peças plásticas como carenagens, painéis, faróis, piscas, laterais e para-lamas.

A abundância de produtos oferecidos é jsutificada pelo simples fato de serem sempre os primeiros a quebrar em caso de queda da motocicleta.

Para demonstrar toda a versatilidade do salão também se podia encontrar peças para motos customizadas como: guidões especiais, parafusos, pedaleiras e outras peças em aço inox e cromados.

Para quem queria alterar a cilindrada da motocicleta eram oferecidos kits de pistão, cilindro e anéis especiais, assim como as peças nas medidas originais da motocicleta.

Conjuntos de eixos de câmbio, embreagem, juntas, carburadores e escapamentos também estavam na lista, assim como lubrificantes de motor, líquido de arrefecimento e fluido para a suspensão dianteira.

Eixos primário e secundário do câmbio
Na parte que compõe a ciclística da motocicleta era possível observar a farta gama de itens: amortecedores, pneus, câmaras de ar, rolamentos de coluna de direção, rolamento de rodas, rodas, cubos de roda, buchas das articulações. Os itens de segurança (discos, pastilhas, patins, flexíveis de freio) e também a transmissão secundária (corrente, coroa e pinhão) estavam representados nas diversas marcas. 

Mesa superior da coluna de direção e cubos de roda

Conjunto da transmissão secundária
Alguns componentes elétricos também podiam ser vistos em diversos estandes: bateria, estator, bobina de ignição, bomba de combustível, lâmpadas, fiação e interruptores, porém quanto aos itens específicos da injeção eletrônica, poucos componentes eram ofertados.