Notícias
Vídeos

Conheças as tabelas de códigos de falhas e diagnósticos das Yamaha Fazer e Lander 250cc


Os detalhes das estratégias de segurança sobre as possíveis panes são fornecidos nas tabelas de falhas e diagnósticos

Por: Paulo José de Sousa - 02 de junho de 2020

Enquanto a motocicleta estiver sendo pilotada, se a ECU por meio do autodiagnóstico detectar um sinal anormal de um componente, seu programa irá fornecer ao motor as instruções alternativas para o melhor funcionamento possível de acordo com o defeito percebido, e posteriormente a luz de alerta de falha irá piscar por três segundos sempre que a chave de ignição ser posicionada em "ON", ou quando o interruptor de partida for acionado.

A ECU é dotada de algumas estratégias de programa de segurança para reduzir as falhas sendo que para alguns sinais de saída dos sensores é adotado um valor preestabelecido e a motocicleta funciona da melhor maneira possível até ser reparada.

Os detalhes das estratégias de segurança sobre as possíveis panes são fornecidos nas tabelas de falhas e diagnósticos.

DICA

Para proceder a uma análise inicie primeiro pela tabela código de falhas (tab. 1) e se for possível execute o diagnóstico de acordo com a tabela de diagnósticos (tab.2)

O trabalho de diagnóstico apontado pela tabela deve ser acompanhado da ferramenta de diagnósticos e também de um bom multímetro automotivo que possua a função leitura de temperatura.

Sempre tenha em mãos o manual de serviços da motocicleta e procure eliminar primeiro os defeitos básicos relacionados à tensão da bateria, conexões e interruptores.

OBSERVAÇÕES

A ferramenta não é 100% precisa e pode apresentar erros. Alguns virão com mensagens como Waiting for conection, nenhum sinal recebido, que podem ser causados por problemas nas conexões, pinos da ECU, defeitos na chave de ignição, defeitos na própria ferramenta.

Também pode aparecer uma mensagem indicando error 4 que indica falha nos comandos da ferramenta que podem não estar sendo aceitos e a causa será a baixa tensão na bateria, defeito na ferramenta, defeito na ECU.

Quando há problemas é sempre bom reiniciar o procedimento para eliminar algumas falhas no sistema.