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Como proceder quando uma motocicleta Yamaha Fazer 250 não passa dos 100km/h


Quando a reclamação é o baixo desempenho, existem muitas causas prováveis, e um correto diagnóstico é o melhor caminho para solucionar o problema

Por: Paulo José de Sousa - 21 de julho de 2016

Análise de gases de escapamento

É bom ter em mente que o baixo desempenho não está limitado a uma marca ou modelo de motocicleta, na busca da solução do problema o caminho a ser percorrido nos diagnósticos pode englobar a mecânica, elétrica ou a injeção eletrônica, além do que, a falta de manutenção preventiva pode ser a grande “vilã” do “quebra cabeça” mencionado.

Alguns proprietários da Yamaha Fazer 250 reclamam do desempenho apresentado pela motocicleta, nos fóruns das redes sociais os usuários discutem entre si a questão do problema e, adotam soluções de reparo na tentativa de descobrir qual peça está causando a pane, mas o defeito nem sempre é resolvido.  O que fazer nesta hora?

De acordo com alguns proprietários a Fazer 250 chega perto dos 150km/h,  bem diferente das informações veiculadas pelas revistas  especializadas,  que dizem algo pouco acima dos 130km/h independente do combustível utilizado ( gasolina ou álcool). Também devemos considerar a margem de erro do velocímetro da motocicleta, que normalmente é otimista, há testes comparativos da velocidade real medida por radar com a velocidade do painel da moto, são bem diferentes. O radar mostra de fato o que a motocicleta pode render.

Como referência, no manual de proprietário da Fazer Blue Flex  não há menção de velocidade máxima, até porque o dado depende de uma série variáveis, um exemplo clássico é o limite a peso a ser transportado que são 167kg, no caso trata-se da somatória  piloto, passageiro e bagagem, exceder o limite  pode ser a causa direta  do desempenho abaixo do normal e também do aumento no consumo de combustível, por isso nesta matéria pontuamos  as principais causas relacionadas ao baixo desempenho da motocicleta.

 

Diagnóstico das emissões de gases de escapamento

As alterações nas emissões de gases interferem no desempenho da motocicleta, as emissões têm relação direta com o perfeito funcionamento do sistema de injeção eletrônica, que compreende os seguintes itens:  módulo do motor (ECU), atuadores e os sensores.  A condição mecânica do motor, coletores e o filtro de ar também interferem no resultado da queima do combustível. Por isso o diagnóstico é muito eficiente, a análise das emissões do escapamento por meio de um analisador de gases possibilita ao reparador um diagnóstico mais elaborado, porém a análise é pouco praticada pela falta do equipamento nas oficinas.

 

consumo de combustível e baixo desempenho

Na condição normal de pilotagem, consumo elevado e o desempenho abaixo do normal têm relação direta, ou seja, quando um sobe o outro desce. Performance ruim indica que algo não vai bem e o defeito nem sempre será detectado pelo sistema injeção eletrônica, nem tão pouco convertido em piscadas na luz do painel, por isso vamos organizar uma linha de diagnósticos. Causas prováveis de baixo desempenho e consumo excessivo de combustível

Pneus

Causa: Pressão fora da especificação.

Além de interferir na segurança do condutor e passageiro, quando os pneus estão com baixa pressão ocorre um aumento de atrito com o solo e consequentemente o desgaste excessivo no conjunto, isso acarretará alterações no consumo de combustível e desempenho da motocicleta. O fabricante recomenda que a pressão dos pneus seja verificada diariamente, lembrando que os pneus  devem ser originais, pneus mais largos ou de perímetros maiores interferem no rendimento e consumo. 

Pressão dos pneus:  (fonte: manual de serviços ano 2011)

Pneu dianteiro: 33 psi

Pneu Traseiro: 36 psi

 

Corrente de transmissão 

Causa: corrente muito esticada

O ajuste incorreto da tensão da corrente de transmissão provoca esforço no eixo secundário do motor e um ligeiro impacto negativo no desempenho e consumo da motocicleta

 

Sistema de freios

Causa: Roda presa

Independente da tecnologia, seja a disco ou a tambor, o sistema de freio pode interferir no movimento da(s) roda(s)

Motor 

 Sintomas mais comuns

• Queima de óleo do motor;

• Ruídos internos;,

• Vazamentos;

• Embreagem patinando.

Diagnósticos recomendados

Verifique:

 • Sincronismo do comando de válvulas;

• Folga de válvulas;

• Conjunto da embreagem;

• Nível de óleo do motor e intervalo de troca;

• Pressão da compressão do motor (fig.2).

 Causas prováveis:

• Falta de manutenção, falhas de montagem e ajustes, assim como os desgastes excessivos, irão interferir no desempenho e consumo de combustível.

 Sistema de Indução de ar ou  Sistema IAS  

 

Manômetro de pressão da compressão do motor

Sistema de Indução de ar 

Falhas no funcionamento do sistema de indução de ar no escapamento podem gerar ruídos, alteração de desempenho, marcha lenta instável e aumento nas emissões de gases. O dispositivo está presente somente nas versões anteriores da motocicleta

Verifique:

• Tubulações;

• Vedações;

• Válvula.

 Sistema de escapamento

Pode parecer insignificante, mas algumas avarias como: furos, vazamentos  e amassados no escapamento podem afetar o desempenho e o consumo de combustível da motocicleta, outra pane interna pode ser no catalisador, ex.:  entupimento. Panes no catalisador geralmente têm como causa mistura rica ocasionada por possíveis falhas no sensor de oxigênio.

 

Sistema de alimentação/Injeção eletrônica

Excesso ou falta de combustível influenciam diretamente no desempenho e consumo da motocicleta.

Diagnósticos recomendados: Especificamente na Fazer Blue Flex não é necessário utilizar um scanner nos diagnósticos, todo o levantamento de parâmetros é feito diretamente no painel da motocicleta nos botões “SELECT” e “RESET”. Se houver algum sensor com defeito o código correspondente será indicado no painel

painel de instrumentos (versão antiga) 

Vela de ignição com aspecto de mistura rica

Verifique:

• Pressão e vazão da bomba de combustível;

• Vazão, formato do spray e vedação do injetor;

• Condição de limpeza do filtro de ar;

• Tensão da bateria;

• Funcionamento dos demais atuadores;

• Funcionamento dos sensores;

• ECU;

• Conexões elétricas do sistema de injeção;

• Qualidade do combustível;

• Manutenção do corpo de borboleta de aceleração; 

 Bobina de ignição e supressor (cachimbo de vela)Eletricidade Vela de ignição

A vela de ignição também é um objeto de diagnósticos do funcionamento do motor, o aspecto do eletrodo indica a condição de queima da mistura ar/combustível. Verifique:  intervalo de troca, se necessário substitua a peça;

folga do eletrodo:  deve variar entre  0,6 ~ 0,7mm, ajuste se necessário.

 

Bobina de ignição

Embora seja considerada como atuador do sistema de injeção, os diagnósticos são os mesmos da motocicleta carburada. A peça tem a função de transformar a tensão vinda da bateria em alta tensão necessária à formação da faísca na vela de ignição necessária para a combustão que resulta no funcionamento do motor.

Diagnósticos recomendados:

Verifique: resistência do circuito primário e secundário da bobina

 

Cachimbo de vela

Verifique: resistência elétrica dos componentes 

 

Bateria

Verifique: tensão padrão - mínimo 12,8V

Sistema de carga da bateria: estator, regulador retificador

Tensão de carga:  máximo 14,5V a 5000 RPM.