Notícias
Vídeos

Aula 1 - Despesa fixa: Na reparação automotiva vendemos hora trabalhada, vamos fazer este cálculo


Nesta coluna mensal abordarei alguns temas simples e diretos, e que devidamente calculados, no final teremos um valor em Real para a correta cobrança do serviço efetuado nas oficinas mecânicas brasileiras

Por: Pedro Luiz Scopino - 14 de junho de 2020

Olá amigos mecânicos e reparadores do Brasil, e claro meus muitos alunos e amigos do setor, depois de algum tempo sem escrever para o Jornal de maior alcance e confiabilidade do nosso mercado, mas sempre estando por perto em matérias, no fórum e na colaboração do mesmo, volto com uma coluna mensal trazendo um pouco da minha experiência na administração de uma oficina mecânica com mais de 45 anos de existência e ainda com uma faculdade e TCC Trabalho de Conclusão de Curso em administração de Empresas voltado para oficinas.

Nesta coluna mensal abordarei alguns temas simples e diretos, e que devidamente calculados, no final teremos um valor em Real para a correta cobrança do serviço efetuado nas oficinas mecânicas brasileiras.

Sistema informatizado
Isso mesmo, é minoria as oficinas que cobram por hora trabalhada, e isto é uma barreira cultural que iremos juntos, ajudar a quebrar!

Estes cálculos servem para quem já efetua a cobrança por hora trabalhada e faz tempo que não a atualiza, mas serve principalmente para a grande maioria, que faz as cobranças por serviço, sem um cálculo preciso, sem prever lucro, sem prever se sua equipe está grande demais, ou pequena demais, se tem muito carro na oficina ou pouca gente para consertá-los.

Ordem de serviçoO que mais presenciei nesta questão e me motivou a escrever sobre o tema, é de alguns amigos de oficinas próximas a Auto Mecânica Scopino que de forma sigilosa me perguntam:

— Scopino, quanto você está cobrando na sua empresa por hora trabalhada?

E assim que dou a resposta sei que este amigo não vai calcular o seu custo e seu lucro, mas vai usar a base de outra empresa, com outros custos, para ter um valor de referência e cobrar um valor a mais ou a menos que pesquisado.

É um grande perigo!

QUANTO CUSTA O “ABRIR” AS PORTAS DA OFICINA POR DIA?

Parece simples esta resposta, mas ela comporta algo inimaginável de se saber na ponta da língua, ou melhor, na ponta da chave da sua empresa de reparação automotiva. Sim, todos os dias ao girar a chave e abrir a oficina você já está “devendo” um valor fixo, que é a somatória das despesas fixas divididas pelos dias de trabalho no mês, descontando feriados, domingos e sábados (para quem não trabalha neste dia).

O custo fixo da oficina compreende uma série de despesas que independem do movimento ou do consumo de peças.

São exemplos de despesas fixas:

• Água, Luz, Gás, Telefone, Internet;

• Contabilidade;

• Limpeza;

• IPTU, seguro predial ou garagista;

• Aluguel do Imóvel (mesmo que seja você o dono tem que receber o aluguel médio de mercado da pessoa jurídica para a física);

• Aluguel de equipamentos;

• Salários e encargos dos colaboradores (multiplique por 15 e divida por 12 para ter uma média ponderada pelas férias+1/3 e 13°);

• Pró-labore dos sócios (Sim, você proprietário tem que ter pagamento!);

• Materiais diversos;

• Depreciação predial e de equipamentos;

• Veículo de serviço leva e trás ou entrega de peças;

• Manutenção do prédio;

• Manutenção de equipamentos (elevadores, atualização de scanner, etc);

• Lavagem de uniformes;

• Panos de limpeza.

Some a estes valores outros que tenha e que são pagos mensalmente, como segurança, combustível, limpeza de resíduos, etc.

A descoberta deste valor de despesa fixa mensal, será dividida nas próximas aulas por dias e horas trabalhadas e servirá de base para o cálculo do custo da hora de mão de obra, afinal de contas se a empresa é uma prestadora de serviços vende horas trabalhadas, compra hora trabalhada do colaborador mensalmente, e deve ter lucro sobre o custo desta hora trabalhada!

Identificação valor 1 hora 

 

Objetivo Final

Valor de Venda da Hora de Mão de obra

Aula 2

Despesa Variável

Aula 3

Produtivos

Aula 4

Dias e horas de Trabalho

Aula 5

Margem de Lucro

Aula 6

Valor Hora de Venda

Abraços a todos, até o próximo mês e $UCE$$O!