Notícias
Vídeos

Sindirepa Nacional apresenta a primeira edição do Anuário da Reparação de Veículos do Brasil


Material se torna a principal fonte de informações para os profissionais do mercado da reparação automotiva. A publicação chega num momento importante, com redução no emplacamento de novos veículos e aumento da procura por oficinas

Por: Da Redação - 24 de setembro de 2017

O Sindirepa Nacional (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios) trouxe para o mercado uma importante ferramenta para os profissionais da reparação automotiva: a 1ª edição do Anuário da Indústria da Reparação de Veículos do Brasil. Atualmente 90% dos donos de carros escolhem realizar a manutenção em oficinas independentes quando finalizado o período de garantia.

Reunindo estatísticas que compreendem três grandes áreas, tais como Dados Socioeconômicos Demográficos, Dados Automotivos e da Indústria da Reparação de Veículos, o Anuário traz informações que vão desde frota circulante por tipo de veículo, extensão das rodovias, vendas de combustível, total de veículos segurados e DPVAT, até quantidade de empresas do setor, com detalhamento por subclasses, como colisão, lavagem e acessórios, mecânica, dentre outras.

As estatísticas compreendem o intervalo de tempo entre 2010 e 2016, foram levantadas pela ABCR, ANP, ANTT, CAGED, CINAU (Central de Inteligência Automotiva), CNT, Fraga Inteligência Automotiva, FenSeg, IBGE, PMSP, SENAI, SEBRAE, Sindirepas Estaduais, Sindirepa Nacional, sob supervisão e mentoria de seu Diretor Executivo, Luiz Sérgio Alvarenga.

“A grande dificuldade que encontramos foi medir serviço executado, que é sempre complicado”, argumentou Alvarenga. Ele explicou ainda que existe um desafio para as oficinas: “atender o cliente particular a oficina está mais do que preparada, mas frotas ainda não são todas que têm capacidade para lidar.”

O diretor do Sindirepa afirmou que a “inspeção é uma conscientização compulsória para o consumidor arrumar o carro.”

O presidente do Sindirepa Nacional, Antonio Fiola, comentou: “Com o Anuário da Reparação nós começamos a mostrar o setor com uma linguagem oficial e quero agradecer aos parceiros Audi Peças Genuínas, Bradesco, DTS Parachoques, Eurorepar, Firad, Ford, Nakata, HDI Seguros, Renault, Sebrae, Senai, Pro Automotive e Oficina Brasil pela colaboração.” Fiola destacou ainda que o Sindirepa Nacional está sempre atento à evolução do mercado da reparação e sendo co-responsável pelo seu bom desempenho, realizar a publicação do Anuário é sem dúvida um marco. “Abastecer com conteúdo e soluções, representar e defender a indústria da reparação é nosso compromisso, afinal damos voz a 123.324 empresários brasileiros e que juntos empregam mais de 200.000 colaboradores.”

Quer saber mais? O Anuário está disponível na íntegra no site do Sindirepa Nacional: http://www.sindirepanacional.org.br/