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Ford revela o que tem feito em prol da segurança veicular e o que teremos daqui dez anos


Montadora ajuda a popularizar algumas tecnologias avançadas em segurança no Brasil e mostra as inovações que está desenvolvendo no continente europeu para os seus veículos mundiais

Por: Da redação - 14 de novembro de 2015

A Ford apresentou os seus programas de investimentos em tecnologias acessíveis para a segurança veicular, item que ocupa o topo da lista dentro do novo comportamento do consumidor brasileiro na aquisição de um carro, segundo pesquisa da marca. A empresa também mostrou as suas mais recentes pesquisas para produzir automóveis cada vez mais seguros, conectados, sustentáveis e voltados para a mobilidade urbana.

Estes foram os temas do encontro Pesquisas e Avanços em Segurança Veicular, realizado pela Ford em São Paulo para jornalistas, com a participação de Thomas Lukaszewicz, que comanda a área de direção automatizada do Centro de Pesquisa e Engenharia Avançada de Aachen, na Alemanha. O executivo destacou que a segurança para motoristas, passageiros e pedestres é um dos grandes desafios dos pesquisadores para o futuro da mobilidade sustentável.

Sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis

“O objetivo é a segurança integrada, ao mesmo tempo que nos preocupamos com formas para reduzir o consumo de combustível, as emissões e melhorar a qualidade do ar, a reciclagem e oferecer condições para o gerenciamento de tráfego nas grandes megalópoles. Estes são os novos desejos dos consumidores” resume o pesquisador.

Entre os exemplos de funções automatizadas que abrem o caminho para atender essa nova tendência do mercado automobilístico estão a evolução dos sistemas de assistência ao motorista, assistência em congestionamentos e estacionamento. 

Uma pesquisa feita este ano pela Ford mostrou que hoje a segurança ocupa o topo da lista na preocupação dos consumidores, com 95,7% das preferências. Segundo essa pesquisa, pela ordem, aparecem os seguintes atributos mais valorizados em um veículo: 1º  segurança contra acidentes; 2º garantia; 3º economia de combustível; 4º boa relação custo-benefício; 5º qualidade do veículo/ confiabilidade; 6º  segurança contra furto e roubo e 7º suavidade ao rodar.

Este tem sido um direcional para a Ford no lançamento de novos modelos, considerando que hoje a marca tem os mesmos veículos vendidos em várias partes do mundo: “a engenharia da Ford no Brasil já desenvolveu dois veículos globais para os mercados mais exigentes do mundo. O Ka começa a ser lançado em vários países e o EcoSport, o primeiro veículo brasileiro cinco estrelas em segurança, já  está na Europa e Ásia”, disse João Filho, chefe de engenharia da Ford América Latina.

Cada roda terá potência de 62 cv e até 71,3kgfm de torque

CONECTIVIDADE

A conectividade dos veículos será chave para os sistemas avançados de assistência ao motorista do futuro, fornecendo alertas sobre situações fora do seu campo de visão - veja vídeos dessas tecnologias no Facebook do Jornal Oficina Brasil: https://www.facebook.com/JornalOficinaBrasilOficial. Nas pesquisas avançadas, dois caminhos são buscados para isso: a comunicação veículo-a-veículo (V2V) e veículo-a-infraestrutura (V2I), usando a tecnologia W-LAN e rede de celular, com coleta e processamento de dados no veículo pelo sistema SYNC da Ford.

“A infraestrutura de comunicação veículo-a-veículo vai trazer maior segurança nas pistas, aumento da eficiência e melhoria no fluxo de tráfego, além de possibilitar informações sobre clima e tráfego em tempo real”, disse. “Além disso, os veículos podem ser usados como sensores para otimizar o fluxo de tráfego, como por exemplo, nos semáforos.”

O sistema de estacionamento totalmente automático é outro avanço de conveniência. Em vagas muito apertadas, ele permite que o motorista saia do veículo e o veja estacionar sozinho, acionando o controle remoto. “Os requisitos técnicos do estacionamento totalmente automático se baseiam no desenvolvimento adicional e combinação de sistemas que já são usados hoje”, comenta Lukaszewicz. 

Já a câmera de visão dianteira, instalada na grade do veículo, permite uma visão de 180 graus em cruzamentos e saídas de estacionamento. Outro tipo de câmera começa a ser usado para o reconhecimento de sinais de trânsito, informando o motorista sobre o limite de velocidade e restrições de ultrapassagens. Ela também permite o uso de dados do mapa, junto com o sistema de navegação.

A tecnologia dos faróis também conta com inovações que têm impacto direto no nível de segurança na estrada. O sistema avançado de iluminação baseado em câmera se adapta a cada situação para oferecer máxima visibilidade. Ele é uma evolução dos faróis adaptativos existentes atualmente. Além de reconhecer a luz ambiente que circunda o veículo, ajusta o ângulo e a intensidade dos faróis de acordo com a velocidade, o ângulo da direção e a distância de algum objeto no caminho.

Quando a câmera detecta um cruzamento, uma rotatória, uma placa de preferencial ou “pare”, por exemplo, a distribuição de luz dos faróis se adapta automaticamente. “Se o veículo vira à direita, o farol direito ilumina o caminho à frente, enquanto o farol esquerdo foca o lado esquerdo para iluminar um eventual ciclista ou pedestre”, explica o especialista.

A iluminação pontual com câmera infravermelha é capaz de detectar pedestres e animais em ruas pouco iluminadas. Os faróis de LED direcionam um feixe de luz nos pedestres, ao mesmo tempo em que é mostrado um aviso na tela. Outro recurso é o farol alto que retira a intensidade do brilho nas áreas que prejudicam outros motoristas. 

Estacionamento automático será controlado de fora do carro por um controle remoto

CARROS ELÉTRICOS

No campo de veículos elétricos, a Ford investe em diferentes tecnologias, com sistemas híbridos, híbridos plug-in e com bateria elétrica. O projeto de pesquisa Fiesta eWheelDrive mostra o que se pode esperar do futuro nessa área. Por fora, ele parece um Fiesta comum, com o conhecido desempenho esportivo e dinâmico, a não ser pela ausência de ruído do motor, porque é um carro elétrico, só que com os motores montados nas rodas. 

Seus dois motores refrigerados a água nas rodas traseiras geram uma potência contínua de 62 cv, com pico de 110 cv e torque de 71,3 kgfm cada, o que garante muita agilidade. O sistema ainda permite ao veículo andar de lado ou virar sobre o próprio eixo, como uma empilhadeira. 

O aumento do peso nas rodas foi um desafio para a calibração e dinâmica de direção, que os engenheiros da Ford e da Schaeffler enfrentaram. “Outra grande vantagem dessa tecnologia é trazer possibilidades totalmente novas de design. A bateria, por exemplo, pode ser integrada no assoalho, criando um segundo porta-malas no capô. Além disso, o tamanho do carro pode ser significativamente reduzido, sem perda de espaço interno”, diz Thomas Lukaszewicz.

Outro campo de pesquisa é o de veículos com células de combustível. Os principais desafios para viabilizar essa tecnologia são a durabilidade, redução de custos e infraestrutura de abastecimento do combustível. A Ford mantém um acordo estratégico com a Daimler de desenvolvimento conjunto de veículos com essa tecnologia. 

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

O sistema de fixação de cadeiras infantis Isofix e a Assistência de Emergência são recursos avançados que a Ford está ajudando a popularizar em seus produtos no Brasil. Além disso, modelos como o Fusion e o Focus trazem tecnologias que estão entre as mais avançadas do mundo, com o uso de sensores e radar para dar assistência ao motorista e contribuir para a prevenção de acidentes.

“Nosso objetivo é oferecer os veículos mais seguros em todos os segmentos do mercado, com os equipamentos mais avançados de segurança”, diz João Filho. “Isso inclui ter todos os nossos modelos avaliados pelo Latin NCAP até o final deste ano, com a obtenção da classificação de cinco ou no mínimo quatro estrelas de segurança.”

O Latin NCAP – Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina – é um programa independente que realiza crash-tests seguindo norma internacional. Ele bate os veículos a 64 km/h contra uma barreira deformável e mede com sensores os efeitos do impacto sobre dois manequins de tamanho adulto (que ocupam os bancos dianteiros) e outros dois que simulam a presença de uma criança de três anos e outra de um ano e seis meses nos assentos traseiros.

Comunicação entre veículos poderá informar sobre acidentes e trânsito

FOCOS DE PESQUISA

O trabalho desenvolvido no Centro de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford Europa tem várias frentes. Para atender às metas de redução de consumo de combustível e emissões de CO2, os principais focos de pesquisa incluem: “downsizing” para redução do tamanho dos motores, sistemas de injeção direta, processos inovadores de combustão, tecnologias de pós-tratamento, sistemas avançados de impulsão, arquitetura e gerenciamento de motores, sistemas de controle avançados, transmissões, novos biocombustíveis e carros elétricos.

Para o gerenciamento de fontes avançadas de energia os desafios vão de tecnologias para baterias, sistemas automáticos start-stop e carregamento regenerativo inteligente até estratégias de eletrificação. No campo de veículos elétricos, a Ford investe em diferentes tecnologias, com sistemas híbridos, híbridos plug-in e com bateria elétrica.

Outro campo é o de novas tecnologias de materiais mais leves, como aços de alta resistência e ultrarresistência e com propriedades feitas sob medida, além de alumínio e magnésio. O objetivo é a redução do peso e otimização do comportamento do veículo em impactos. Paralelamente, são pesquisadas tecnologias de revestimento para reduzir a fricção, materiais sustentáveis, integração de requisitos de produtos e processos em designs otimizados e processos de desenvolvimento virtuais.

São desenvolvidos também novos conceitos de interior de veículos, com foco na percepção de qualidade, gerenciamento de cores, materiais inovadores, conforto e qualidade do ar. Avanços na modelagem humanoide criam novas ferramentas para a pesquisa de biomecânica e ergonomia. Exemplos disso são os trajes que simulam as limitações de movimento de grávidas, pessoas da terceira idade ou sob o efeito de álcool. 

A pesquisa se volta ainda para novas funções agregadas ao veículo, como sensores nos bancos que medem os batimentos cardíacos do motorista e outras funções vitais. 

Nas novas tecnologias de chassi e dinâmica veicular, os objetivos são o compromisso ideal entre agilidade, estabilidade, precisão e conforto. Para tanto, são usados tanto testes objetivos de equipamentos e veículos como avaliações subjetivas.