Notícias
Vídeos

Ford lança o Focus 2017 com novo sistema multimídia, o SYNC em sua terceira geração


Avançado sistema de conectividade multifunções tem interface para Apple Car Play e Android Auto. O SYNC já equipa mais de 15 milhões de veículos no mundo

Por: Vinícius Montoia - 18 de setembro de 2016

O SYNC 3 foi apresentado pela primeira vez em versões da linha Focus 2017. A terceira geração dessa plataforma tem avanços importantes, com acesso a smartphones pela interface Apple Car Play ou Android Auto, aplicativos e outras funções.

A tecnologia SYNC equipa hoje mais de 15 milhões de veículos no mundo. Foi introduzido, nessa terceira geração, um novo hardware (equipamento) e um novo software (programa). O equipamento traz grafismo diferente das versões anteriores, menus simplificados, tela capacitiva de 8 polegadas similar à dos celulares, processador mais rápido e acesso a funções com apenas dois toques ou comando de voz em português.

Uma barra menor no alto exibe hora, temperatura e informações de conexão
A engenharia brasileira da Ford revisou todos os seus requisitos para um funcionamento perfeito no Brasil, incluindo reconhecimento de voz com sotaques regionais, a validação de mapas e aplicativos locais e da Assistência de Emergência, função sintonizada com o celular para ajudar no socorro em acidentes e disponível sem custo para o usuário. Como os smartphones de última geração, o sistema opera por comandos de voz ou toques na tela capacitiva, com processador dez vezes mais rápido que a geração anterior do SYNC, segundo a Ford. Os recursos incluem telefone, áudio, navegação e acesso a aplicativos com uma tecnologia criada para oferecer um uso simples.

“O SYNC 3 é uma das portas de entrada do plano Ford Smart Mobility, que prevê uma série de ações da empresa no mundo voltadas para a mobilidade, e cria um novo patamar de tecnologia em sistemas de conectividade”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente de Estratégia, Comunicação e Relações Governamentais da Ford América do Sul. “Hoje a Ford não é somente uma fabricante de automóveis de qualidade que despertam paixões, mas também uma empresa que cria soluções, como o SYNC 3, para melhorar a vida das pessoas ao volante de nossos veículos”.

Necessidade atendida

No desenvolvimento da nova geração do SYNC, a Ford reuniu mais de 22.000 comentários e sugestões de clientes para conhecer suas necessidades. “Ficou claro que as pessoas querem poder usar no carro todos os recursos disponíveis de conectividade, mas com uma interface simples e fácil de operar”, diz David Borges, especialista em Sistemas de Conectividade da Ford América do Sul.

Por isso, os ícones e áreas de toque são grandes e de fácil leitura, com menus bem simples. A tela inicial traz em destaque as três funções mais usadas: áudio, telefone e navegação. Outra forma de acessar essas áreas é na barra inferior da tela, que mantém sempre disponíveis os ícones de áudio, telefone, navegação, aplicativos e configuração. A tecnologia de reconhecimento de voz do SYNC 3 foi aprimorada para aceitar variações vocais na forma de comando e sotaques. Para reproduzir uma música, por exemplo, basta dizer “tocar”, seguido do nome da música, do artista, álbum ou gênero. Além de se conectar com dispositivos de qualquer marca e modelo, tem fácil atualização de software via wi-fi ou USB.

O SYNC 3 permite o acesso a aplicativos de smatphones por comandos de voz ou toques na tela, através da interface conhecida como AppLink. Os aplicativos compatíveis são identificados e organizados automaticamente dentro da aba “Aplicativos”. A lista de apps inclui Spotify, Glympse, Alpeo!, Banco 24 horas, Filho sem Fila e Mix FM, além de outros como UOL Notícias, Sem Parar, Palco MP3 e Touch Pizza, que já estavam disponíveis na plataforma anterior e estão sendo atualizados para operar com o novo sistema.

Conectividade

Uma grande novidade do SYNC 3 é a compatibilidade com os sistemas CarPlay e Android Auto. O CarPlay é a plataforma da Apple para interação com o iPhone e permite acessar no carro as funções mais usadas do aparelho, como o assistente pessoal Siri, telefone, SMS e aplicativos. O Android Auto é a plataforma do Google, e possibilita o uso do Google Maps, aplicativos, informações do tempo e de trânsito, entre outros.

Esses sistemas não são um simples espelhamento da tela do celular. Por questão de segurança, a Google e a Apple trabalharam junto com fabricantes de veículos para simplificar as informações na tela de modo a não distrair o motorista.

O SYNC 3 estará disponível em modelos 2017 da Ford que chegam ao mercado nos próximos meses. Os Focus hatch e Fastback são os primeiros a incorporar o novo sistema de conectividade, nos modelos topo de linha Titanium e SE com o chamado pacote Plus. Eles são destinados principalmente a um grupo de consumidores entusiastas que têm desejo por tecnologia.

Além do SYNC 3, a linha 2017 do Focus traz como novidades de série, nessas versões, luzes diurnas de LED, teto solar, seis airbags, alarme volumétrico, câmera de ré e console de teto. O Focus hatch 2017 SE é disponível nas versões com motor 1.6 Sigma flex de 135 cv e transmissão manual de cinco velocidades, ou motor 2.0 Direct flex de 178 cv com transmissão sequencial de seis velocidades e paddle shift.

Ambas trazem como novidades alarme volumétrico e luzes diurnas de LED. Também vêm equipadas com: rodas de liga leve 17”, controle eletrônico de estabilidade e tração (Advance Trac), assistente de partida em rampas, controle de torque em curvas, aviso de pressão baixa dos pneus, SYNC 2 com AppLink, Assistência de Emergência, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e chave programável MyKey.

O pacote de opcionais Plus adiciona o SYNC 3, câmera de ré e seis airbags (frontais, laterais e de cortina), além de: rodas de liga leve 17”, ar-condicionado automático e digital dual zone, bancos de couro, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático e limitador de velocidade.

A versão Titanium, disponível somente com motor 2.0 e transmissão automática, acrescenta teto solar, acabamento e rodas de liga leve 17 polegadas, partida sem chave e som Sony Premium com cinco alto-falantes e quatro tweeters. O seu pacote de opcionais Plus inclui assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xênon adaptativos, sistema de estacionamento automático de segunda geração, sensor de estacionamento dianteiro, espelhos com rebatimento elétrico e banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições.