Defeito: Equipado com motor 1.6, ano 2012, não engata as marchas depois que esquenta, mas a referência de temperatura aqui não é do motor e sim da embreagem, que ao atingir 73 graus para de engatar as marchas. Mesmo após o reparo do robô e da troca do óleo, o defeito continua.
Diagnóstico: observou-se que aos poucos o carro vai perdendo a referência das marchas até gerar o código de falhas. Utilizando o scanner, foi possível identificar o código de falhas P172E – falha na seleção / desengate das marchas.
Para alguns colegas do Fórum, o problema poderia estar na própria embreagem e como o carro já rodou 60 mil Km, o câmbio foi removido para uma inspeção direta nos componentes.
Parece uma atitude radical ao remover a transmissão mas, o que tem acontecido é que o sistema pode dar uma informação que a embreagem ainda está em condições de uso pelo código de degradação, que neste caso indicava 4850, sendo que na verdade, a embreagem pode estar desgastada e precisando ser substituída.
Com a retirada da transmissão foi possível confirmar que o conjunto da embreagem estava bem gasto, o disco estava quase no rebite e o platô com pontos azulados por ter patinado.
Solução: com a instalação do conjunto novo de embreagem, a falha foi resolvida e o carro voltou a funcionar corretamente.
Apenas para orientar, antes da montagem da embreagem é preciso seguir algumas informações importantes:
Caso esteja fora deste padrão, o platô deve ser substituído.
A posição de instalação do disco de embreagem deve ficar com a caixa de molas de frente para o platô.
Os parafusos de fixação do platô devem ser apertados em sequência de cruz em pelo menos 3 etapas e finalizando com o torque de aperto de 20Nm.