Notícias
Vídeos

VW Fox gerando conflito entre o ABS e a direção


Saiba qual o diagnóstico e como foi solucionado o defeito do Fox

Por: Da Redação - 04 de dezembro de 2017

Defeito: Carro de leilão, chicote do console central cortado, dos aterramentos e do rádio também cortados. Este carro possui direção assistida e ABS que deveriam estar funcionando mas a luz do ABS e da direção ficam acesas indicando problemas nos sistemas.

Diagnóstico: com este histórico que todo reparador fica em estado de alerta porque nunca saberemos o que acontece dentro e um pátio de leilão, inicialmente foi refeito o reparo do chicote mas o rádio não funciona e apareceu um código de falha U1013 do ABS e outro da direção C10AE E000AB que não querem apagar.
Este carro não sofreu batida ou capotamento e com pouco mais de 20 mil Km, apresentou estas falhas que provavelmente tem a ver com o chicote cortado

Solução: para que já fez cursos sobre o sistema de rede CAN, sabe que por mais eficiente que seja, este sistema não tolera interferências e neste caso de chicote que foi cortado e reparado, a possibilidade de ruído é uma possível causa do defeito. Por melhor que seja a solda feita no chicote, ainda é melhor fazer a troca de todo o chicote para ter a certeza de que não haverá interferência. Assim foi feito neste carro e com a instalação de um chicote novo, os códigos de falhas foram apagados e o carro restabeleceu o funcionamento do ABS e da direção assistida.
Uma recomendação caso não seja possível fazer a troca do chicote é fazer emendas distantes 10 cm entre um fio e o outro, evite emendas paralelas.