Notícias
Vídeos

VW Amarok 2.0 2013 não acelera acima dos 2.300 rpm


Veículo chegou na oficina com limitação de giro, e tanto parado ou em movimento, não acelerava além de 2.300 rpm

Por: Da Redação - 17 de agosto de 2016

Defeito: Veículo chegou na oficina com limitação de giro, e tanto parado ou em movimento, não acelerava além de 2.300 rpm. No scanner, apresentava diversos códigos de falhas registrados. 

Diagnóstico: Reparador foi corrigindo as falhas uma de cada vez, incluindo a substituição da bomba d´agua elétrica que estava com defeito. Mas ao chegar em uma falha (P246E) referente ao sensor de temperatura dos gases de escapamento com circuito aberto, ficou em dúvida. Um experiente participante lembrou que o sistema utiliza 3 destes sensores, sendo um antes do catalisador/filtro de partículas (DPF), e dois após o DPF. E a dica foi monitorar o comportamento destes dois sensores pós, que não deveriam apresentar valores muito diferentes. 

Solução: Seguindo a dica, reparador constatou que o terceiro sensor de temperatura, localizado após o DPF, estava de fato avariado, e com isso, conforme explicado pelo colega do Fórum, o sistema entrava em estratégia de proteção, reduzindo o torque do motor. Uma vez substituído o sensor defeituoso, o veículo voltou a funcionar normalmente.