Notícias
Vídeos

Toyota Etios 1.3 2015 com falha precoce


Com apenas 15.000 km rodados, compacto da Toyota chegou na oficina apresentando dificuldade (demora) para entrar em funcionamento durante as partidas

Por: Da Redação - 24 de março de 2017

Defeito: Com apenas 15.000 km rodados, compacto da Toyota chegou na oficina apresentando dificuldade (demora) para entrar em funcionamento durante as partidas. O código de falha gravado na memória da ECU era P1604 , relativo ao controle de partida. Qual componente teria apresentado esta falha de forma tão prematura?


Diagnóstico:
Reparador constatou que ao desligar o motor, a pressão da linha de combustível caía rapidamente de 3,7 bar (motor funcionando) para apenas 1 bar, chegando a zero depois de alguns minutos. Observou ainda que a bomba de combustível só entra em funcionamento quando o motor de partida é acionado. Diante deste quadro inicial, as primeiras suspeitas recaíam sobre a estanqueidade na linha de combustível, mas nada de anormal foi encontrado.  Na troca de informações no Fórum, outras hipóteses foram levantadas e conferidas, tais como carga da bateria, qualidade do combustível, filtro obstruído, presença de alarme ou bloqueador, mas sem resultados. Via scanner, o relê de acionamento da bomba foi acionado junto com a ignição (antes da partida), e nessas condições, o motor pegou rapidamente.

Solução: Eliminada as hipóteses anteriores, uma segunda bomba de combustível foi testada, mas os sintomas eram os mesmos. Restou portanto, substituir o regulador de pressão localizado internamente no corpo da bomba, para finalmente o problema ser solucionado.