Defeito: Com apenas 15.000 km rodados, compacto da Toyota chegou na oficina apresentando dificuldade (demora) para entrar em funcionamento durante as partidas. O código de falha gravado na memória da ECU era P1604 , relativo ao controle de partida. Qual componente teria apresentado esta falha de forma tão prematura?
Diagnóstico: Reparador constatou que ao desligar o motor, a pressão da linha de combustível caía rapidamente de 3,7 bar (motor funcionando) para apenas 1 bar, chegando a zero depois de alguns minutos. Observou ainda que a bomba de combustível só entra em funcionamento quando o motor de partida é acionado. Diante deste quadro inicial, as primeiras suspeitas recaíam sobre a estanqueidade na linha de combustível, mas nada de anormal foi encontrado. Na troca de informações no Fórum, outras hipóteses foram levantadas e conferidas, tais como carga da bateria, qualidade do combustível, filtro obstruído, presença de alarme ou bloqueador, mas sem resultados. Via scanner, o relê de acionamento da bomba foi acionado junto com a ignição (antes da partida), e nessas condições, o motor pegou rapidamente.
Solução: Eliminada as hipóteses anteriores, uma segunda bomba de combustível foi testada, mas os sintomas eram os mesmos. Restou portanto, substituir o regulador de pressão localizado internamente no corpo da bomba, para finalmente o problema ser solucionado.