Notícias
Vídeos

Renault Master parada há mais de um ano não acelera


Fabricada em 2012 ficou sem uso e carro parado fica sujeito a mais problemas do que se estivesse sendo utilizada com frequência, isso se deve principalmente pela falta de movimentação dos fluidos

Por: Da Redação - 30 de maio de 2017

Defeito: Este veículo estava sem funcionar há de mais de um ano, depois de resolver outros defeitos surgiu o código de falha P0611 e o motor não desenvolve a aceleração. Já antevendo problemas mais sérios, o Fórum recebeu este desafio de ajudar a encontrar a solução deste defeito sendo que, o módulo da injeção seria o último a ser verificado.

Diagnóstico: com a indicação do código de falha P0611, não foi possível programar os injetores mas sem realizar a programação, o sistema de injeção não consegue funcionar com precisão, pois o módulo deve energizar cada injetor de forma específica e controlar o volume de combustível injetado individualmente.

Na fabricação dos injetores, eles recebem na identificação os valores de tolerância que devem ser informados durante a calibração para que o funcionamento seja balanceado e com economia de combustível.

Diante da dificuldade de resolver o defeito, já se inicia a possibilidade de testar o módulo da injeção, que sempre fica por último devido ao valor elevado do componente.

Solução: depois de duas semanas de muito empenho foi possível conseguir um módulo para teste, mas foi necessário também instalar outro sistema do imobilizador para que o motor voltasse a funcionar e acelerar.

Com o novo modulo foi realizada a calibração do injetores e fica a lição aprendida que em situações como esta, é importante conseguir um módulo de teste para concluir a solução do defeito no menor tempo possível e sem gerar custos desnecessários ao cliente.