Notícias
Vídeos

Mercedes lança versão turbinada do AMG GT


O superesportivo AMG GT R acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos

Por: da redação - 27 de junho de 2016

O Mercedes-AMG GT acaba de ganhar uma versão ainda mais turbinada: o AMG GT R. A nova configuração topo de linha do esportivo, revelado no Salão de Paris em 2014, está mais leve e com maior potência. Sua carroceria é produzida com materiais nobres como alumínio e magnésio, e ele deve concorrer diretamente com modelos como Porsche 911, Audi R8, e Nissan GT-R. O novo AMG GT R está com 90 kg a menos, em comparação com o AMG GT S, ficando com 1.554 kg. Ele é equipado com o motor V8 4.0 biturbo, que foi recalibrado e agora entrega 585 cv de potência e 71,3 mkgf de torque (o GT S tem 510 cv e 66,3 mkgf), sempre em conjunto com uma caixa automatizada de sete marchas, que foi ajustada para efetuar trocas mais rápidas. A Mercedes afirma que essas mudanças fizeram com que o esportivo acelere de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos (0,2 segundos mais rápido) e alcance a máxima de 318 km/h (8 km/h a mais que o AMG GT S). Em seu design, o automóvel chama atenção pela cor verde fosco e pela clara inspiração no AMG GT3, versão de competição do superesportivo. Sua grade possui novas hastes verticais e o para-choque dianteiro tem entradas de ar mais salientes. A traseira se destaca pelo aerofólio e difusor duplo com saída de escape central. As rodas raiadas de 19 (na frente) e 20 (atrás) polegadas são forjadas e calçam pneus Michelin Cup 2. Usado no modo “Race”, uma peça de fibra de carbono de 2 kg se move automaticamente para baixo (cerca de 40 milímetros) em velocidades acima de 80 km/h, alterando o fluxo de ar para reduzir a elevação do eixo dianteiro em altas velocidades. Além disso, ele traz um sistema de esterçamento das rodas traseiras (semelhante aos do Porsche 911), que as vira levemente no sentido oposto aos das rodas dianteiras a até 100 km/h. Acima dessa velocidade, as rodas seguem o mesmo posicionamento das rodas dianteiras. Com as novidades o carro alcança um melhor desempenho em curvas de alta velocidade, bem como obtém maior estabilidade em relação ao AMG GT S.