Notícias
Vídeos

Kia Sorento com falha intermitente no motor


Foram feitos testes com aparelhos específicos, e a estratégia que incluiu simulação de vibrações no chicote

Por: Da Redação - 26 de janeiro de 2017


Defeito:
Ao acionar a partida, na maioria das vezes o motor funcionava perfeitamente, mas esporadicamente apresentava falhas e o comportamento era irregular. Na média, o defeito acontecia uma vez a cada dez partidas, e nesta condição, o scanner apontou código P0393 (sensor de fase). Porém, o experiente reparador considerou que, se na maior parte do tempo todos os componentes atuavam corretamente, e considerando ainda que o preço do sensor novo era muito alto, decidiu ir mais a fundo no diagnóstico para investigar as reais causas da intermitência na falha.

Diagnóstico: Foram feitos testes com aparelhos específicos, e a estratégia que incluiu simulação de vibrações no chicote, ajudou a detectar um princípio de curto circuito na alimentação de tensão para o sensor.

Solução: Feito o reparo no chicote, o problema foi solucionado. O assíduo participante do Fórum lembra que é preciso estar atento a outras possibilidades de diagnóstico antes de substituir peças aleatoriamente. Um bom ponto de partida é analisar como os sensores de rotação e fase compartilham circuitos comuns de alimentação e de massa, e este código por sua vez, é focado em torno dos circuitos de energia e de massa do sensor de posição do comando. Portanto só faz sentido verificar se há algum tipo de dano a qualquer um deles.

Outra recomendação em falhas intermitentes é inspecionar visualmente os conectores e a fiação, procurando pontos de fricção, fios descascados, pontos queimados, esmagados ou plástico derretido. É importante também soltar os conectores e inspecionar cuidadosamente os terminais internos, verificando possíveis pontos corroídos, queimados ou oxidados. Uma boa limpeza com álcool isopropanol também é recomendável.