Notícias
Vídeos

Fera do Fórum: Claudio de Oliveira Carvalho


Do mundo virtual para a vida real: conheça os profissionais que mais atuam no Fórum Oficina Brasil

Por: Da Redação - 17 de agosto de 2016

O vencedor da segunda edição do GP Motorcraft é Claudio de Oliveira Carvalho! Sim, o melhor reparador do Brasil também participa do Fórum Oficina Brasil! Claudio Carvalho iniciou sua jornada no mundo da reparação independente em 1987, quando foi recrutado para fazer parte do Exército brasileiro. Lá ele teve o primeiro contato com a mecânica e sua primeira função foi como Cabo auxiliar de mecânico. “Acabei ficando seis anos no quartel. Aí nesse tempo eu fiz curso para Cabo Auxiliar de mecânico e depois também cursei para virar Sargento Mecânico”, relembra Carvalho.

Claudio de Oliveira Carvalho

"FERA" DO FÓRUM: CLAUDIO DE OLIVEIRA CARVALHO
Nickname: Claudio Carvalho
Entrou: 2009
Número de posts: 352
Número de posts no último ano: 136
Empresa: Proauto Diagnóstico e Reparação


Em 1992 Claudio de Oliveira Carvalho saiu das forças armadas e resolveu abrir a própria oficina e se tornou um empresário da reparação independente: “no começo ainda não tinha nome a minha oficina, eu trabalhava apenas com uma placa dizendo que consertava veículos. Aí eu percebi que muitos consumidores finais procuravam os reparadores para que nós fornecessemos diagnósticos. Aí eu criei a Proauto Diagnóstico e Reparação, pois o diagnóstico é a primeira etapa do conserto. A dificuldade maior é descobrir o que deve ser feito no automóvel e depois disso o reparo é a consequência”, explica Carvalho.

A Proauto Diagnóstico e Reparação nasceu porque Claudio Carvalho também passou a comercializar peças e, além do diagnóstico, fazer reparos. O empreendedor afirma que o que foi mais difícil na transição de funcionário no exército para empreendedor foi a informação: “hoje é um pouco mais fácil, mas em 1992, quando comecei a trabalhar de forma independente, a informação sobre os reparos e cursos era muito rara. O aprendizado era raro, pois a informática ainda estava começando e os canais para compartilhar e receber informações das montadoras eram muito restritos. Havia apenas em livrarias ou cursos por correspondência (correios) ou até mesmo algumas palestras que ficávamos sabendo pela televisão. Naquela época não havia o jornal Oficina Brasil, por isso aprender era a maior dificuldade”, resume Claudio de Oliveira Carvalho.

Mesmo assim, Carvalho nunca desistiu de conseguir as informações que precisava: “eu comprava livros de São Paulo e mandava entregar aqui na minha cidade”, relembra o melhor reparador do Brasil. “Depois que tivemos acesso ao Jornal Oficina Brasil esse cenário começou a mudar. Hoje em dia até o telemarketing das empresas entra em contato com os reparadores independentes para ofercer cartilhas, apostilas e cursos”, comenta Claudio.

Ao ser indagado se ele imaginaria, naquela época, que poderia ser o melhor reparador do Brasil, Carvalho responde: “ainda não me sinto o melhor reparador do Brasil. Eu entendo que ainda há muito para estudar”, relata  de forma humilde.

“O Fórum é igual família: você pode ficar afastado por um tempo, mas sempre acaba voltando, por que há um laço forte”, resume bem o reparador, que entrou no site de colaboração em 2009 e o acompanha diariamente. Mesmo sendo o melhor reparador do Brasil, Claudio já pediu ajuda no site: “é uma ferramenta valiosa não só para receber e dar dicas, mas também por ser um canal de conhecimento e poder antecipar problemas.”

“Eu conheci o Fórum através do Jornal Oficina Brasil, pois leio o jornal da primeira até a última página”, afirma Claudio. O reparador ressalta a importância da ferramenta: “o Fórum melhora a linha de raciocínio e absorve informações para resolver qualquer tipo de problema na oficina. Ele é uma ferramenta fundamental para os profissionais da reparação independente!”, finaliza.