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Duster 2017 com a sonda lambda travada


Saiba qual a resolução do defeito no modelo da Renault

Por: Da Redação - 22 de abril de 2018

Defeito: O carro foi levado para a oficina com a luz de anomalia acesa e com as duas sondas travadas. No scanner apresentou código P0138 (curto-circuito no positivo dos cabos, circuito de aquecimento da sonda e módulo de controle do motor).

Diagnóstico: O reparador iniciou o diagnóstico verificando os componentes conforme as informações que o scanner apresentou. Os testes realizados foram no chicote, positivo e negativo, em seguida na continuidade e depois no módulo.

Todos os testes foram concluídos com sucesso e sem rastros de defeitos. As sondas foram substituídas por novas, mas os códigos de erro permaneceram. Com ajuda dos reparadores do Fórum, foi sugerida a verificação da anomalia em outro scanner, para se obter a confirmação da falha.

Solução: Na busca da solução deste defeito, o reparador decidiu realizar um reset, deixando os terminais da bateria encostados por algum tempo. O carro funcionou normalmente sem o excesso de combustível e detectou-se que finalmente a luz se apagou. Feito isso, realizou o check mais uma vez no aparelho de diagnóstico e constatou que as sondas permaneciam travadas. Com a ajuda dos colegas reparadores decidiu obter as informações com outro aparelho. Após isso, observou que as duas sondas estavam trabalhando perfeitamente.

Diante disso, o reparador concluiu que o Reset do módulo foi o procedimento responsável pelo desbloqueio das sondas.

Obs.: Nos carros da Renault ao remover a bateria, a central de mídia do automóvel bloqueia, sendo possível a liberação somente através da (central de atendimento) 0800 Renault, que irá gerar outro código de acesso.