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Direto do Fórum - Outubro de 2015


Ford Cargo 2429 2013 com falha de pressão no rail estava fraco

Por: Da redação - 14 de outubro de 2015

Ford Cargo 2429 2013 com falha de pressão no rail estava fraco

Defeito: O caminhão apresentava a falha 0157-018 (pressão no rail) e motor estava fraco, mas os componentes envolvidos estavam todos em ordem.

Diagnóstico: Inicialmente foram checadas a válvula MPROP na bomba de alta pressão, e depois a vazão de retorno dos bicos e a atuação da válvula de alívio no rail.  

Solução: Após idas e vindas, reparador descobriu que durante a instalação do 4º eixo, a tubulação de retorno do diesel foi esmagada, estrangulando a passagem do combustível, e esta situação acabou estourando o retorno dos bicos injetores. Feitos os reparos, tudo voltou ao normal.

VW Kombi EA111 1.4 – Motor de arranque vira mas carro não pega

Defeito: Motor parou de funcionar e não pegava mais. Os componentes envolvidos estavam em ordem, mas mesmo assim insistia em não pegar.

Diagnóstico: Reparador seguiu dicas dos participantes do fórum, e testou bomba de combustível, regulador de pressão, bobinas, velas e cabos de vela, sensor de fase e de rotação, mas todos componentes estavam em ordem.

Solução: Após cercar gradativamente o problema, foi descoberta uma mangueira com um pequeno furo que estava alterando a pressão da bomba de combustível. Substituída a mangueira defeituosa, o motor voltou a funcionar.

Linea 2011 E-torQ Dualogic andava aos trancos e solavancos

Defeito: O câmbio automatizado dualogic não desfruta de um bom conceito junto aos usuários e reparadores; mas este carro apresentava muitos problemas de trancos, solavancos e interferência na aceleração e frenagem, tornando sua condução difícil e perigosa.

Diagnóstico: Foram trocados pedal do acelerador, kit de embreagem e óleo do sistema dualogic CS Speed, e o aprendizado foi executado diversas vezes, e resolvia por um tempo o problema, mas logo os mesmos sintomas e mau funcionamento voltavam. Com a ajuda de experientes reparadores do fórum, diversos procedimentos adicionais de diagnóstico e aprendizado do sistema foram   sugeridos e tentados, mas ainda sem sucesso.

Solução: Esgotada todas as possibilidades de solução nos componentes do sistema Dualogic, foi feito a limpeza de TBI e trocados velas e cabo de velas, e o carro voltou ao normal, ou seja, neste caso o “vilão habitual” não era o culpado.

Parati 1.6 G4 IAW4AVP com problemas no eletroventilador

Defeito: Apesar de o sistema de arrefecimento estar em ordem e não haver registro de falhas, a ventoinha não estava funcionando de maneira correta. Entretanto, o veículo começou a apresentar problemas no eletroventilador.

A peça apresentava comportamento anormal e tirou o sono de inúmeros técnicos, até chegar à oficina de um dos reparadores participantes do fórum.

Diagnóstico: Dentre vários diagnósticos possíveis, foi sugerido verificar, entre outros itens, os relês, central eletrônica e pressostato do sistema de ar-condicionado.

Solução: A experiência somada dos participantes do fórum mostra sua eficiência. Depois de realizar a troca do pressostato, a ventoinha voltou a funcionar dentro das condições normais.

Fiesta 2002 1.0 Zetec Rocam mangueira estoura paciência de muitos reparadores

Defeito: Mangueira de entrada no sistema do ar quente rompeu logo abaixo da fixação do sensor de temperatura, não acusou problema no painel e nem soltou vapor em quantidade. E o resultado foi a queima da junta do cabeçote.

Diagnóstico: Este problema, que causa grandes danos ao motor, parece ser recorrente neste modelo, pois outros reparadores também vivenciaram os mesmos danos .  E como se não bastasse,  esta não era a pior parte. Esta mangueira com rosca para o sensor de temperatura simplesmente sumiu do mercado, e quem a tem em estoque cobra preços exorbitantes.

Solução: Por hora a única solução é pagar um preço absurdo pela peça original (20 vezes o valor de uma mangueira similar) ou improvisar com bastante critério e recuperar a peça danificada com algumas adaptações. Será que o setor de peças da Ford tem conhecimento deste problema?

 

Nova S10 2.8 CTDi 2013 com problema na injeção diesel limitava rotação e acendia a luz da injeção

Defeito: S10 acende a luz de injeção, limita a rotação e gera código de falha P0089 (Fuel Pressure Regulator 1 Performance). Ao apagar memória de avarias ou religando a ignição, a falha desaparecia, mas voltava em seguida. 

Diagnóstico: A demora na troca dos filtros de diesel provavelmente causou problemas na válvula de regulagem do combustível (DRV) que vai na bomba de alta pressão. Os injetores estavam OK e a bomba com baixa pressão.

Solução: Feita a substituição da válvula DRV, ajuste da bomba e limpeza de injetores e do circuito, o funcionamento se normalizou. Reparador do fórum alerta sobre a complexidade para efetuar estes procedimentos.