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Defeitos, Diagnósticos e Soluções

Por: Da redação - 18 de novembro de 2015

Fox 1.0 2008 com falha intermitente na aceleração 

Defeito: Carro falhava na aceleração perto dos 2800 rpm com sintoma de fuga de corrente, mas nas demais situações funcionava normalmente.

Diagnóstico: Veículo já havia passado por diversas oficinas que trocaram praticamente todas as peças de ignição e injeção, fora limpeza de injetores, revisão mecânica no motor e transmissão, mas a falha persistia, e o scanner não registrava falha.

Solução: Os experientes participantes do Fórum sugeriram uma sequência racional de testes e diagnósticos, e o reparador acabou detectando que o sensor do pedal de freio era incompatível com o modelo do carro. Sensor trocado, falha sanada com sucesso!

Corsa Pickup 1.6 perdeu compressão após troca da junta do cabeçote

Defeito: Após troca da junta do cabeçote, veículo 2002 perdeu compressão nos cilindros 1,2 e 3 e não pegava mais.

Diagnóstico: Foi sugerido conferir o sincronismo, analisar serviço efetuado no cabeçote pela retífica, teste de vazão, mas tudo estava montado corretamente.

Solução: Um dos participantes do fórum sugeriu descarregar o óleo contido nos tuchos hidráulicos, pois eles podem ficar travados abertos. Descarregados os tuchos, o motor voltou a funcionar normalmente. Esta situação já foi enfrentada por muitos reparadores. 

Fusion 2008 rodou um ano com problema no ABS

Defeito: Quando o ABS era acionado, pedal travava em baixo, e só liberava quando o carro estava totalmente parado, e roda dianteira direita travava.

Diagnóstico: Scanner não acusava defeito. Foram trocados módulo do ABS, sensores de roda, mas problema persistiu por um ano, e no fórum, mais dois casos idênticos se juntaram em busca de solução.

Solução: Após muitas pesquisas, tentativas e troca de componentes sem sucesso, um dos integrantes descobriu que a solução era inverter os canos da frente da bomba do ABS, e os 3 casos pendentes foram resolvidos com este mesmo procedimento.

Focus 1.6 8V 2008 Flex demora a pegar e falha até aquecer

Defeito: Na primeira partida o carro custava a pegar, e quando pegava, falhava na aceleração e dava estouros no coletor de admissão. Quando esquentava um pouco normalizava.

Diagnóstico: O scanner registrava as seguintes falhas, que ao serem apagadas, retornavam: *P0597 reservado; *P2195 reservado; *P1000 ciclo de condução OBDII não completado,

Solução: Monitorando o processo com o scanner, reparador seguiu os procedimentos para ajuste da memória KAM, e após algumas tentativas, conseguiu concluir o ciclo de aprendizado AF.

Se o processo for interrompido antes, não ficará registrado na memória.

Spin 2014/2015 chegou rebocado, sem força e não passava de 1.600 rpm

Defeito: Carro tinha 60.000km, não apresentava resposta de aceleração acima de 1.600 rpm, e a luz de injeção no painel estava acesa. 

Diagnóstico: No scanner o código de falha previsível foi acusado: P2138 referente ao pedal do acelerador. Foram trocados o pedal do acelerador e o corpo de borboletas, mas após funcionar por alguns instantes, a luz de injeção acendia novamente e o problema retornava.

Solução: No Fórum, casos similares foram relatados, e o diagnóstico correto recomendava a análise de conformidade de cada componente envolvido, e a “caça” a um possível ponto de mau contato. Este ponto foi localizado no conector do chicote abaixo da bateria.

Fiat Stilo 1.8 Flex custava a pegar

 

Defeito: Veículo demorava a pegar pela manhã quando estava frio, ou mesmo quente depois de mais de uma hora parado.

Diagnóstico: Sensor de temperatura, velas, cabos e sonda foram trocados, scanner não acusava falhas e o AF estava correto, mas o defeito persistia.

Solução: Reparadores experientes sempre solicitam dados, leituras e parâmetros para um correto diagnóstico, e a leitura da compressão e vazão nos cilindros permitiu concluir que a junta do cabeçote estava queimada. Sua substituição resolveu o problema.