Notícias
Vídeos

Diagnóstico Automotivo Avançado V


Proprietário de um Siena 1.0 8V Flex havia trocado velas e cabos de ignição, mas o funcionamento do carro estava péssimo

Por: Da Redação - 22 de setembro de 2016


Defeito:
Proprietário de um Siena 1.0 8V Flex havia trocado velas e cabos de ignição, mas o funcionamento do carro estava péssimo. Em marcha lenta, o scanner apontou vários parâmetros alterados tais como tempo de injeção, pressão no coletor, carga no motor e atuador da marcha lenta.

Diagnóstico: Uma análise preliminar no osciloscópio mostrou que a parte de ignição também não apresentava parâmetros corretos de funcionamento (foto 1). Mas uma análise do vácuo do motor (foto 2) mostrou claramente que havia um problema mecânico interferindo no funcionamento adequado do motor.

Foto 1

Foto 2
Uma segunda avaliação do vácuo no motor, apenas no momento da partida, comprovou que havia diferenças de amplitude, ratificando o diagnóstico anterior.

Solução: A leitura no osciloscópio evidenciava problemas mecânicos, e ao abrir a tampa de válvulas, foi constatado que todas as válvulas de escape estavam presas. Um ajuste na abertura dos eletrodos das velas melhorou o tempo de centelhamento (foto 3), e após a regulagem das válvulas, o comportamento do motor ficou melhor (foto 4), mas ainda apresentava uma pequena alteração no vácuo.

Foto 3

Foto 4
O comportamento do carro ficou bom, sem falhas, e por questões de custos, cliente optou conscientemente em deixar para a próxima revisão a abertura do cabeçote para executar o serviço completo de retífica e ajuste nas sedes de válvulas.