Notícias
Vídeos

Chery Face 1.3 16V não pega ou apaga


Veículo apresentava problema intermitente, e às vezes após uma parada, não voltava mais a pegar, pois o motor de partida não virava

Por: Da Redação - 15 de dezembro de 2016

Defeito: Veículo apresentava problema intermitente, e às vezes após uma parada, não voltava mais a pegar, pois o motor de partida não virava. Em outras situações com o carro rodando, o motor apagava, mas voltava a funcionar rapidamente, como se fosse um corte na corrente. Veículo já havia passado por outras oficinas, que apontaram o módulo (UCE), imobilizador e bobina como causas, mas não solucionaram o problema. No scanner não havia registro de falhas.

Diagnóstico: Técnico começou avaliando as instalações elétricas, e inicialmente detectou mau contato na junção do cabo elétrico com o borne negativo da bateria. Detectou ainda que a maioria dos aterramentos não estava em boas condições, principalmente o da parte de trás da bateria. E prosseguindo com as verificações, constatou que o fio de alimentação do motor de partida havia se oxidado por dentro da emenda, e dependendo do movimento do carro, a passagem de corrente elétrica era interrompida.

Solução: Após corrigir a fixação do cabo no borne da bateria, refazer e reforçar todos os aterramentos, e substituir a emenda oxidada do fio do motor de partida, o carro parou de morrer rodando, e nas partidas pegava sempre na primeira tentativa. O que chamou a atenção do reparador neste modelo da Chery, o Face, foi a baixa qualidade dos componentes do sistema elétrico como fios, conectores, aterramentos e emendas dos fios, e sugere que ao atender este modelo na oficina, o primeiro passo é conferir estes pontos antes de avançar no diagnóstico de outros componentes.