Administrar uma oficina é fácil e dá lucro - Fábio Moraes

Administrar uma oficina é simples e dá lucro – “Vemos, mas não enxergamos”

"O processo de administrar uma oficina e tornar isto fácil passa diretamente pela condição de aprendermos a ver e também a enxergar a oficina"

Quero começar este blog lembrando que todos os blogs estarão interligados, ou seja, estamos iniciando o processo de fazer a administração da oficina ficar fácil. Ainda vamos mostrar a melhor forma de organizar o pátio, distribuir os serviços e a cuidar do financeiro e do administrativo da oficina. Este é um formato de apresentação dos assuntos diferente do que os leitores e proprietários de oficinas estão acostumados, portanto vamos dando um passo de cada vez e, aos poucos, você vai se surpreender ao entender que cuidar de uma oficina é fácil e principalmente, entender como fazer o dinheiro sobrar no final do mês.

Neste blog quero mostrar que o processo de administrar uma oficina e tornar isto fácil passa diretamente pela condição de aprendermos a ver e também a enxergar a oficina. O que acontece no nosso dia a dia é que estamos tão envolvidos com tudo da oficina que só conseguimos ver. E a diferença entre ver e enxergar, neste contexto, é muito grande.

Você entra na sua oficina pela manhã todos os dias do mesmo jeito (você abrindo a oficina ou seu gerente abrindo). Sua rotina já está tão enraizada que você não consegue perceber como é importante para a administração da oficina e para faciliitar sua vida, tomar decisões, logo cedo, influenciadas pelo que você efetivamente enxerga.

Na prática o que estou pedindo é que você crie um procedimento e implante ele com regularidade (todos os dias e no mesmo horário). Defina, como exemplo, que vai chegar na oficina sempre 15 minutos antes dela abrir (isto é um procedimento), mas com a finalidade específica de dar uma volta pela oficina, sem ninguém parando você para perguntar oui pedir alguma coisa. Ande por ela toda. Passe pelo pátio e enxergue os detalhes. Veja se existem ferramentas fora do lugar, se o ambiente de trabalho está limpo, se os carros dos clientes que ficaram na oficina estão com os vidros fechados, se o lixo está bem acomodado e descartado da maneira correta ou ainda se não existe nada em cima do compressor ou muito próximo (peças  usadas, baterias velhas, etc). Ande também pelos banheiros dos funcionários e dos clientes. Enxergue se, no banheiro dos funcionários, a condição de higiêne está dentro de um padrão aceitável. Verifique se o chuveiro está esquentando e se não existem vazamentos nas torneiras ou na descarga ou ainda se a tampa dos vasos está em bom estado. Veja se o lixo do banheiro também está acondicionado de forma correta. No banheiro de cliente enxergue se ele está numa condição que você deixaria sua esposa ou filha usar.

Tudo isso vai gerar informações importantíssimas que vão ajudar na gestão da sua oficina e no próximo blog vamos entender como fazer. 
        

Sobre o autor

Fábio Moraes
CEO da empresa Ultracar, com 25 anos de experiência em gestão e administração de oficinas. Matemático, Analista de sistema e Administrador de empresas. Auditor do IQA, (Instituto de Qualidade Automotiva), consultor do IAA e consultor de várias oficinas do Brasil. Viajou o Brasil inteiro no ano de 2016 ministrando palestra com o tema “Oficina dá dinheiro, mas tem que administrar”
www.ultracar.com.br/blog

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