No blog anterior conversamos sobre o que devemos fazer para transformar funcionários em equipe e que, numa oficina, esta transformação começa pelo proprietário da oficina. Hoje precisamos entender muito bem como operacionalizar este processo junto aos nossos funcionários e para que fique fácil quero que você, proprietário da oficina leia abaixo com muita atenção.
Como podemos definir “equipe”:
Equipe é um grupo de pessoas que trabalham na mesma tarefa, e unem esforços num mesmo propósito.
E é o proprietário da oficina que define o propósito e o caminho da equipe.
Como os funcionários se veem nas oficinas:
· Os funcionários tendem a olhar só o seu lado;
· Não se envolvem diretamente na manutenção da limpeza da oficina, banheiros;
· Não se preocupam em deixar peças no chão ou a usar a bandeja;
· Não se envolvem de forma direta;
· Não tem consciência das dificuldades da empresa em pagar os salários em dia;
· Acreditam que oficina cheia é sinônimo de que o proprietário está ganhando muito dinheiro;
· Têm muita dificuldade para assumir os retornos e erros;
O que os funcionários devem fazer para ser aquele que agrega:
· Ser pró-ativos (ter iniciativa);
· Entender que, no momento atual do país as mudanças são necessárias (principalmente as culturais);
· Não esperar o cliente sentado (quando o cliente entrar na oficina o funcionário deve ir de encontro a ele);
· Sempre ter certeza de que o carro está pronto e testado antes de chamar o cliente;
· Alimentar o sistema de gestão corretamente (estudar os indicadores da oficina exigem qualidade nas informações que só é possível com uma boa alimentação das informações do cliente e dos serviços e peças que estão sendo realizados);
· Seguir os procedimentos (uniformes limpos e trocados a cada dois ou três dias, rotinas da empresa, entre outros);
· Ajudar (sempre);
· Respeitar os proprietários;
O que falta nas oficinas na relação proprietário e funcionário:
· Faltam reuniões;
· Falta orientação;
· Falta clareza no que o proprietário quer;
Sobre o autor
Fábio Moraes
CEO da empresa Ultracar, com 25 anos de experiência em gestão e administração de oficinas. Matemático, Analista de sistema e Administrador de empresas. Auditor do IQA, (Instituto de Qualidade Automotiva), consultor do IAA e consultor de várias oficinas do Brasil. Viajou o Brasil inteiro no ano de 2016 ministrando palestra com o tema “Oficina dá dinheiro, mas tem que administrar”
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