Oficina Brasil

Publicidade

Sat12202014

Última atualização10:21:40 PM GMT

Parte 3 - Módulos eletrônicos: Sistema de injeção Motronic 1.5.2 e Motronic 1.5.4

Avaliação do Usuário: / 61
PiorMelhor 
  • Anterior
  • 1 of 2
  • Próximo

Dando continuidade a nossas matérias, abordaremos nesta edição os Sistemas de injeção Motronic 1.5.2 e Motronic 1.5.4 2.8, que equipam, por exemplo, carros como os Chevrolet Omega, Vectra e Kadett MPFI. Serão apresentados alguns problemas e soluções.

A – Começaremos pelo Omega 2.0 e 3.0, que utilizam sistema de injeção Motronic 1.5.2. Um grande problema que ocorre nestes veículos são as falhas em retomadas. Em diversos casos, verificamos que é frequente o acumulo de água no conector do módulo devido ao entupimento das canaletas de água. Infelizmente quando elas entopem, a água vai direto para o conector do módulo onde se acumula, chegando até mesmo a apodrecer os pinos do módulo.
Nesta mesma linha de Omega 2.0 e 3.0, outro defeito bastante comum é a marcha lenta oscilar. Para concluirmos se o problema é na válvula, conecte o scanner no veículo e de comando de marcha lenta. Se a válvula não pulsar, verifique se há sinal no conector da válvula com a canetinha. Este carro apresenta muito problema de quebra do fio do conector da válvula de marcha lenta. De um lado, no conector, tem de acender na canetinha vermelho indicando 12 V, no outro pino do conector, que vem a informação do módulo, tem que pulsar vermelho e verde, que está ligado no módulo Pino 4.
Nesta linha de Omega 2.0 e 3.0, também temos um problema que não acende a luz de injeção. Meça a alimentação nos pinos 18, 27 e 37 onde teremos de ter 12V, negativo teremos nos pinos  2,14,19,24. Se a luz de injeção não acender depois de medirmos todas estas alimentações teremos de trocar a central da injeção ou repará-la.
Mais um detalhe nestes Omegas com distribuidor e bobina é que o pulso de bobina pára ou, pior ainda, já pegamos casos que tinha pulso, mais muito fraco. Este defeito é mais difícil de diagnosticar. O pulso pode ser medido no pino 1 da central, mas é preciso tomar muito cuidado, pois o pino pode estar podre, algo muito comum de acontecer por causa do acúmulo de água no conector. Se não tiver pulso em um fio da bobina teria de reparar ou trocar a central.

B – Com o Omega 4.1 temos algumas particularidades, pois o veículo possui um sensor de água duplo e já houve casos de o carro esquentar, o reparador trocar o sensor e o problema persistir, com o scanner indicando problema do sensor d’água.
Provavelmente, temos aplicação errônea do sensor. Neste veículo, o sensor duplo alimenta o relé do ventilador e outra informação vai para o módulo de injeção. Abaixo identificamos o sensor correto para cada veículo:


Módulo Motronic 1.5.4

Omega 95 4.1 - sensor azul 90410792
Omega 96 4.1 – sensor preto 90183892

Os dois sensores possuem valores diferentes e não são intercambiáveis. Alguns Omegas 4.1 possuem um ventilador para resfriar a tubagem dos injetores para facilitar a partida a quente.

C - Falaremos a seguir da linha Vectra B com sistema 1.5.4. Nestes Vectras B se lâmpada da injeção ficar piscando direto temos problema no code do veículo. É preciso tomar cuidado se for retirado o code desta central. Para desligar conector do módulo imobilizador em baixo do volante, temos que jumpear os fios 6, 7 e 8 no chicote que foi desconectado para que o scanner continue acessando o sistema de injeção.
Vectra 2.2 8V, com central 0261204815: esta central apresenta um problema quando não acende a luz de injeção teremos de medir a alimentação na central. Pinos terra 2, 14, 19, 24. Alimentação positiva de 12v nos pinos 18, 27 e 37. Se estiver tudo correto nestas alimentações, o problema é no módulo sendo necessária a troca ou reparo do módulo.

Tomar muito cuidado pois temos Vectra que liga a ventoinha pelo módulo, como os Vectra 2.2  8V,  Vectra 2.0 16V e  Vectra 2.2 16V. Os Vectra B 2.0 8V 97, a ventoinha é ligada por bulbo no radiador.
Um outro detalhe nestes Vectra B 1.5.4 acontece quando o veículo falha em retomadas ou queima do fusível da bomba. Na maioria dos casos tem um curto do chicote da bomba com a flange dela.

Nas S10 4 bicos 2.2 8V com central 0261207750  é comum apresentar problema nas bobinas e no módulo de injeção que comanda estas bobinas através dos pinos 1 e 20. Em todos estes veículos também é bastante comum o curto no sensor de rotação ou no chicote do sensor, ocasionando problema dentro do módulo.


Módulo Motronic 1.5.2

Agradeço a colaboração dos amigos e especialmente do Marcos Sarpa, da empresa Dicatec que forneceu esquemas elétricos para esta matéria. ==Confira no site do jornal Oficna Brasil os diagramas dos módulos. Até a próxima edição.

 

Você precisa ser registrado para comentar - Login