Oficina Brasil

Publicidade

Fri08292014

Última atualização09:43:09 PM GMT

Defeitos intrigantes: Palio 1.0/1.3 16V 2001/2003 com sistema de injeção IAW 5NF

Avaliação do Usuário: / 45
PiorMelhor 
  • Anterior
  • 1 of 4
  • Próximo

Quero relatar alguns defeitos intrigantes que esse veículo apresentou no passado e continua apresentando hoje também.

1ª Luz da injeção aceso constante e oscilação na marcha lenta;
2º Encharcamento de óleo na vela do terceiro e quarto cilindro;
3º Perda do controle do pedal do acelerador

1ª Luz da injeção aceso constante e oscilação na marcha lenta:

Muitas vezes, o mecânico depara com a luz de anomalias acesa no painel de instrumentos e apresentando constante o código de falha (P0170 = Falha no ajuste de combustível).

Conforme o defeito citado, há comprovação de vários componentes mecânicos e eletrônico que podem provocar essa falha.

Possíveis Causas:

1 - Sistema de ignição com queima deficiente, (velas, cabos de velas e bobina de ignição);
2 - Entradas falsas de ar;
3 - Bicos injetores obstruídos (sujos e baixa vazão);
4 – Sujeira, obstrução ou sensor MAP com defeito;
5 - Sensor de temperatura da água fora da faixa;
6 - Entrada de ar falsa antes da sonda lambda;
7 –Sonda lambda errada, curto circuito ou com defeito;
8 - Pressão da linha de combustível acima ou abaixo da faixa;
9 – Correia dentada fora de sincronismo;
10 - Motor com consumo de óleo ou respiro obstruído;

OBS: Limpar a peneira do respiro na tampa de válvula para aliviar a ventilação interna do motor, conforme (figura 01). Há também uma tomada do respiro no coletor de admissão próximo do corpo borboleta que entope com facilidade, atrapalhando na marcha lenta.

A questão da marcha lenta oscilar muito e por várias maneiras procede da seguinte forma:

Quando desligar a bateria ou interromper a alimentação da Central Eletrônica, há necessidade do reconhecimento e sincronismo do corpo borboleta (TBI) e central eletrônica (ECU). Quando o scanner automotivo não oferece opção eletronicamente para ajuste básico do corpo borboleta procede da seguinte forma manualmente:

1º - Religar a alimentação da Central novamente, instalar o scanner, ligar somente o contato da ignição, resetar a memória de avarias e parâmetros auto-adaptativos;
2º - Interromper a alimentação da Central novamente, desligando o conector da Central ou bateria por 10 minutos;
3º - Religar a alimentação da Central e ligar o contato por 3 minutos para  reconhecimento de valores dos sensores e a Central processar as informações;
4º - Ligar o motor sem acelerar e deixar funcionando até disparar o eletro-ventilador por duas vezes, após acender os faróis alto e deixar funcionando o     motor na marcha lenta por 40 minutos para adquirir novos parâmetros auto-adaptativos.

2º Encharcamento de óleo na vela do 3º e 4º cilindro:

Algumas vezes, o veículo chega à oficina com motor falhando um cilindro, especificamente o 3º ou 4º cilindro. Na primeira visita à oficina os mecânicos realizam a troca das velas, após 20 dias apresenta o mesmo defeito constando encharcamento de óleo na ponta da vela. Com o tempo de uso trava os movimentos dos anéis raspador e de óleo (lubrificação) na canaleta do pistão por carbonização em deficiência da troca de óleo do motor. O caminho seria a desmontagem do motor para realizar uma limpeza interna e troca de algumas peças.

Aí uma dica, se o mecânico quiser economizar tempo pode fazer uma limpeza (química) interna no motor com o mega-fhushing da HENN Automotive, que tem apresentado bons resultados em descarbonização, é só seguir a recomendação do fabricante do produto.

3º Perda do controle do pedal do acelerador:
Esse é um defeito intrigante que tem se apresentado nesse veículo com o módulo de injeção Marelli IAW 5NF, desde o início após o lançamento do veículo. Muitos mecânicos realizavam uma revisão no motor como limpeza dos bicos injetores, trocas dos filtros de combustível, filtro de ar, filtro de óleo, óleo do motor, velas, cabos de velas, bobina de ignição, etc.
Não tendo resultado trocava o corpo borboleta e pedal do acelerador para tentar resolver o defeito.

Esse sistema de injeção Marelli IAW 5NF com motorização 1.0/1.3 16V saiu com defeito no software da Central Eletrônica, necessitando de uma atualização. Quem pode realizar este tipo de serviço são as concessionárias ou técnicos em reparos de Centrais Eletrônica com equipamentos específicos. Como posso identificar se a Central Eletrônica necessita de atualização, aí fica uma dica:

1º - Primeiramente se o veículo apresenta o defeito relacionado acima;
2º - Um nº timbrado na etiqueta da central eletrônica:
Central com defeito = IAW 5NF.F1
Central atualizada = IAW 5NF.F3

Caso após todos esses reparos citados terem sido  realizados no veículo ainda continua o defeito,  aí ficam outras dicas muito importantes.

Para que o módulo possa trabalhar corretamente necessita-se de uma alimentação positiva e negativa. Recebe uma alimentação positiva constante através do pino B16 e pós-chave no pino B12 e B29. Recebe a alimentação negativa através dos pinos A05, A06, A21 e A22.

Aí está a grande surpresa no reparo desse veículo, os aterramentos chegam deficiente nesses pinos. Na carcaça da central eletrônica estão parafusados três cabos terras, dois desses cabos estão aterrando a carcaça enquanto que o outro vem buscar aterramento para alimentar os pinos da central eletrônica.

Com o passar do tempo, a carcaça da Central Eletrônica oxida, dificultando e resistindo à passagem do aterramento. A solução é reforçar o aterramento (que vem buscar) direto do negativo da bateria (que está próximo) ou trocar a localização do cabo terra colocando atrás e final do cabeçote, acima da bobina, sobra de um prisioneiro.

Outro detalhe a ser observado nesse veículo, é a respeito da perda do controle do pedal do acelerador, que pode ser causada por oxidação nos dois conectores (preto e cinza) abaixo da caixa de fusíveis e relés no vão do motor. Desmonte e faça a limpeza da oxidação apresentado por contato com umidade.

Espero ter ajudado com essas informações, grande abraço, no próximo mês continuaremos com mais informações intrigantes.

Você precisa ser registrado para comentar - Login