Oficina Brasil

Publicidade

Mon05212012

Última atualização10:55:27 PM GMT

Graxa não é, necessariamente, sinônimo de oficina

Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 
  • Anterior
  • 1 of 5
  • Próximo

 

Cuidar da infraestrutura do local de trabalho é uma obrigação para quem quer ter a imagem atrelada à qulialidade

Fachada, paredes, chão e teto. Pintura, instalações elétricas, caixa separadora de óleo, telhado e equipamentos. Banheiros, escritórios, recepção, sala de espera e galpão. A Coluna Padrão de Qualidade deste mês chama atenção para as instalações e a importância de se manter a oficina sempre limpa e organizada para oferecer ao cliente o melhor atendimento e as melhores condições de trabalho aos colaboradores.

Se o reparador acha que não precisa se preocupar com isso, o auditor técnico do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), José Palacio, dá uma dica: “Saia da oficina, atravesse a rua, olhe para a sua oficina sob o ponto de vista do consumidor”, afirma. Este exercício de de reflexão serve para nortear a necessidade ou não de ajustes.

“O reparador precisa entender que a instalação faz parte do padrão de qualidade, que o visual é importante e chama atenção do cliente”, afirma Palacio. Um erro muito comum das oficinas é em relação ao estacionamento, inexistente em muitas e, em outras tantas, com as vagas ocupadas pelos carros do dono da oficina ou funcionários. “Se o cliente chega e não tem onde parar o carro, ele desiste”, afirma Palacio.

O auditor do IQA revela que no processo de certificação, o que mais reprova é a falta de preocupação com o visual interno e externo da oficina e as condições das instalações de força e luz. “O pessoal se preocupa tanto com a produção que se esquece do resto, principalmente de saber como está a satisfação do cliente em relação ao estabelecimento”, afirma Palacio.

Assim, manter uma sala de espera bem cuidada, limpa, com banheiros masculino e feminino, que possibilite ao cliente assistir o serviço sendo executado, com café e água é um bom começo.

Outra dica é a identificação dos ambientes, por placas, principalmente a Recepção. “Demarcações no piso também são importantes”, afirma Palacio ao comentar que as instalações podem trazer também economia para a oficina, com a utilização de sistemas inteligentes de reaproveitamento da água da chuva e projetos especiais de iluminação.

Outro item importante na hora de pensar nas instalações é o leiaute do fluxo de produção. “O ideal é montar a oficina de forma tal que facilite o fluxo do trabalho, para evitar a perda de tempo com manobras dos carros”, explica Palacio.



Você precisa ser registrado para comentar

Contato

Contato

Telefone: 2764- 2852

anuncie@oficinabrasil.com.br