Oficina Brasil

Publicidade

Fri04182014

Última atualização11:35:18 PM GMT

Amarok inova com câmbio automático de 8 marchas

Avaliação do Usuário: / 29
PiorMelhor 
  • Anterior
  • 1 of 2
  • Próximo


A versão automática chegou um pouco tarde ao mercado em relação aos concorrentes, em compensação trouxe um novo motor diesel mais potente e recursos eletrônicos inéditos no segmento. Assim, ela quer brigar com os líderes deste acirrado segmento.

Com a estratégia de superequipar a caminhonete, a Volkswagen quer dobrar as vendas e ultrapassar 20 mil unidades.

Em lançamento realizado no final de março, foi apresentada a Amarok Automática, que recebeu  novo motor Diesel, moderna transmissão de 8 marchas e diversos itens de segurança e conforto.

Tudo isso para competir com Nissan Frontier, Mitsubishi L200, Toyota Hilux, Nova S10 e a Nova Ranger (que será lançada em breve).

Marcelo Olival, Gerente de Vendas Comerciais Leves iniciou a apresentação desta versão comentando que a linha no qual ele é responsável, no Brasil é vendida juntamente com a linha de veículos
leves, porque os produtos são vendidos e atendidos pela mesma rede de concessionários.

SEGURANÇA ATIVA E PASSIVA

O Gerente de Marketing Comerciais Leves, Carlos Leite, destacou itens presentes na Amarok, alguns oriundos da Audi Q5:
ABS off-road: otimiza a frenagem em terra;
EBC: controle eletrônico de frenagem;
EDL (bloqueio eletrônico do diferencial): aciona o freio da roda sem tração para que, automaticamente, tenha-se a tração ideal;
ESP: controle de estabilidade, que evita desvio da trajetória, principalmente na traseira;
HSA: sistema que mantém o veículo parado por até 3 segundos em subidas;
HDC: em uma descida, ao colocar o veículo em ponto morto e modo off-road ligado, e sem interferência do motorista, o sistema mantém o veículo em velocidade constante;
RBS (sistema de frenagem sob chuva): elimina a lâmina de água que se forma entre disco e pastilhas de freio.
Em 2012, serão ítens de série, a partir dos modelos de entrada, EBC, EDL, ABS off-road, sensor de estacionamento e travamento da caçamba com chave.

DIESEL

Além da versão movida à gasolina, estão disponíveis agora duas versões de motores diesel. O Turbo Diesel 2.0 16V fornece 122 cv de potência e 34,7 kgfm de torque, enquanto o Biturbo Diesel 2.0 16V sofreu uma recalibração e agora entrega 180 cv de potência e torque de até 40 Nm (manual) e 42 Nm (automática).
8 MARCHAS

O modelo automático dispõe de tração 4x4 permanente, que contribui com a aderência e com o arraste.

Nesta transmissão, a 1a marcha é a reduzida (extremamente curta, para andar até no máximo 10 km/h), isentando este acionamento através de botões. Esta aplicação é utilizada em situações que exigem todo o torque disponível. Já a 8a é overdrive desmultiplicada, ou seja, a 120 km/h o motor está em 2.00 rpm. Isto contribui com as reduções do nível de ruído interno e do consumo de combustível. Segundo a montadora, o consumo da Amarok Automática é menor que o da versão manual.

EMISSÕES PL6

A Volkswagen recomenda a utilização do diesel com 50 partes por milhão (ppm) de enxofre e faixa de densidade mais estreita (0,82 a 0,85), que contribui com a melhor combustão e reduz os níveis de emissões de material particulado.

O câmbio automático de 8 velocidades está disponível na versão topo de linha, Highline.

Você precisa ser registrado para comentar - Login