Oficina Brasil

Publicidade

Mon07282014

Última atualização11:39:45 PM GMT

Busca no Fórum
Bem-Vindo, Visitante

CLASSE A (RESOLVIDO)
(1 vendo) (1) Visitante
Reparador para Reparador
  • Página:
  • 1

TÓPICO: CLASSE A (RESOLVIDO)

CLASSE A (RESOLVIDO) 2 anos, 6 mêses atrás #76571

BOM DIA COLEGAS...ESTOU COM UM CLASSE A AQUI NA OFICINA QUE RECEBI PRA FAZER REVISÃO E APÓS O SERVIÇO CONSTATOU-SE QUE A BOMBA ESTAVA FRACA.APÓS A TROCA DA BOMBA O VEICULO ACENDEU AS SETAS E NÃO APAGA MAIS.APARECE CODIGO P0600-(BARRAMENTO CAN) E O PAINEL PAROU DE FUNCIONAR O LCD.ALGUEM PODERIA ME AJUDAR??
Última Edição: 2 anos, 6 mêses atrás Por mecanica netoscar.

Re: CLASSE A 2 anos, 6 mêses atrás #76612

• jeronimo50
  • Platinum Boarder
  • Postagens: 2271
Estou tambem precisando de ajuda neste veiculo. Estou como o mesmo codigo so que o veiculo nao funciona, nao sei se e por que tirei o modulo AKS, ainda nao foi colocado.
Pedro Jeronimo
TECNOCAR - PECS E SERV AUTOMOT
87-38623002/3032.0994
pjeronimol@hotmail.com/tecnocar43@hotmail.com

Re: CLASSE A 2 anos, 6 mêses atrás #76632

Bom dia Jeronimo,corrigindo meu diagnostico,o codigo P0600 já existiaa antes de mexer no carro,oque realmente ocorreu foi que após a troca da bomba de combustivel, as setas estão acesas sem piscar por todo o tempo,e o painel parou de funcionar,sendo que só acende (só com contato ligado e motor parado)as lampadas de freio e brake , de indicaç~´ao das setas e bateria.Quando funciona o motor,ai só permanece acesa as da seta.O velocimetro e o contagiros tb morreram.O modulo AKS fica no motor?vou tira-lo e ligar o carro pra ver se funciona e te falo!

Re: CLASSE A 2 anos, 6 mêses atrás #76635

Jeronimo,o carro aqui funciona sem o AKS sim.È um classe A 160 semi automatico

Re: CLASSE A 2 anos, 6 mêses atrás #76636

• jeronimo50
  • Platinum Boarder
mecanica netoscar. Eu ia abri um topico, do classe A160, quando vi o seu resolvi colocar o problema do que estou aqui, que o codigo é o mesmo, so que o veiculo nao funciona, vc liga a chave, ele nao da nada como se a bateria estivesse totalmente arriada. So que a bateria esta boa, as luzes do painel acende todas e o mesmo estar sem o modulo aks por que apresentou defeito. Como mexo muito pouco com este veiculo. Pensei que fosse em funcao do modulo AKS. O codigo que aparece e o mesmo do que estar ai com vc que O P0600 - Mau funcionamento no barramento can.
Pedro Jeronimo
87-38623002/3032.0994

Re: CLASSE A 2 anos, 6 mêses atrás #76637

Tente jumpear o rele enibidor de partida que fica no cofre do motor`.Deve ser o do meio(verde) dentro de uma caixa plastica do lado do passageiro

Re: CLASSE A 2 anos, 6 mêses atrás #76649

olá jeronimo conseguiu algo???
ALGUEM PODE AJUDAR???

Re: CLASSE A 2 anos, 6 mêses atrás #76651

• sskaique
  • Expert Boarder
  • tranquilo
  • Postagens: 106
de uma olhada nos conectores da central emcima do motor pois eles resecam e dao mal contato ,pode ser por ali.

Re: CLASSE A 2 anos, 6 mêses atrás #76659

• jeronimo50
  • Platinum Boarder
Recebi o modulo AKS agora a tarde so fiz conectar o mesmo ja funcionou, amanha vou verificar e darei um retorno.
Pedro Jeronimo
87-38623002/3032.0994

Re: CLASSE A 2 anos, 6 mêses atrás #76673

• sskaique
  • Expert Boarder
  • tranquilo
  • Postagens: 106
amigo o que significa modulo AKS , é a central eletronica?

Re: CLASSE A 2 anos, 6 mêses atrás #76719

• jeronimo50
  • Platinum Boarder
É o moudulo da embreagem semi automoatica.
Pedro Jeronimo
87-38623002/3032.0994

Re: CLASSE A 2 anos, 6 mêses atrás #76722

Tente medir a continuidade da rede pode aver uma interupicao da mesma e pode comparar com os valores da outra rede. Boa sorte p vcs

Re: CLASSE A 2 anos, 6 mêses atrás #76838

alguém tem esquema da rede can deste carro?ou sabe como funciona a parte de seta e painel?estou com urgencia em acabar este serviço!obrigado!!

Re: CLASSE A A160 nacional ano 2000 2 anos, 6 mêses atrás #77852

• alexandrebf
  • Fresh Boarder
  • Postagens: 1
boa tarde ....tenho uma mercedez classe a A160 ano 2000 e estou com um problema .

conforme eu ando parece que ela descarrega a bateria mas todos falam que é motor de arranque ...eu nao entendo de mecanica, mas ,acredito que nao é esse defeito .... quando ela esta com o motor frio vc vira a chave ela pega mas com a batida do motor meia lenta... lembrando tambem que aalguns meses atras ela desativou os sensores do abs ..... alguem pode me daar uma resposta pra isso ...porque tenho medo de levar em algum lugar nao confiavel e alguem me cobrar o que nao deve ....ok

Re: CLASSE A (RESOLVIDO) 1 ano, 7 mêses atrás #98274

• jason_maz
  • Fresh Boarder

Re: CLASSE A (RESOLVIDO) 1 ano, 7 mêses atrás #98277

Re: CLASSE A (RESOLVIDO) 1 ano, 7 mêses atrás #98279

• beto35
  • Platinum Boarder
  • Postagens: 784

Re: CLASSE A (RESOLVIDO) 1 ano, 4 mêses atrás #103501

• carlos_tutu
  • Fresh Boarder
beto35 escreveu:
Tópico está como resolvido. Li,li e li e nada. Cade a solução

Bom dia Pessoal !!
Eu também peguei um classe a com problema de letra " F " no painel e sintoma de bateria morta,
achei que aqui como o tópico está como resolvido,iria ter alguma dica,mas não,
alguém descascou esse pepino?

um abraço,

Re: CLASSE A (RESOLVIDO) 1 ano, 4 mêses atrás #103675

• Leon Cavour
  • Fresh Boarder
  • Postagens: 14
Pessoal, deem uma olhada neste fórum, pois há vários comentários sobre o famoso "F" do AKS do Classe A:
www.portalmercedesbrasil.com/t1817-apare...se-a-semi-automatico

Como o link acima pode desaparecer com o tempo, vou transcrever umas partes dele:

Procedimento para ajustar as marchas:
Atenção: Se a embreagem for mecânica, em vez de pisar no freio, pise na embreagem.
1- Coloque o carro no plano, e puxe o freio de mão.
2- Gire a chave de ignição ate acender as luzes do painel, sem chegar a dar a partida.
3- Pise no freio.
4- Engate a 1a. marcha.
5- Volte o cambio para o ponto morto (deverá ouvir uns cliques vindo da frente à esquerda a cada troca de marcha).
6- Solte o pé do freio.
7- Pise no freio novamente.
8- Engate a marcha Ré.
9- Volte o cambio para o ponto morto.
10- Tire o pé do freio.
11- Solte o freio de mão, desligue a chave de ignição e retire-a do contato.
12- Puxe o freio de mão novamente.
13- Liga para ver se funcionou o câmbio do carrinho.
Atenção: Desta maneira o sistema de embreagem automática estará aprendendo a posição correta das marchas. Se alguem mudar as marchar do carro sem pisar no freio quando o motor estiver desligado, na verdade estará desajustando todo o sistema. Lembre-se de que se trata de um sistema de embreagem eletro-hidráulico computadorizado sendo, portanto, um complexo e delicado sistema. Nunca mexa, nem permita ninguem 'brincar" com o cambio quando o motor estiver desligado.
Verificar: se o soquete acima do pedal do freio está (encaixado, solto, enferrujado, empenado). Um mal contato/interrupção pode ocasionar o [F] .

Se não resolver:
Quando aparecer a letrinha mágica [F] no painel, observe o seguinte:
1)A aceleração está normal?
- Se estiver, você não tem falha no motor que ocasionem o [F], como : corpo de aceleração, chicotes e outros? E se o motor estiver falhando, esta parte deverá ser resolvida antes de qualquer outro diagnóstico.
2)A luz BAS ESP e ABS estão acesas após o aparecimento do [F]?
- Existe um sensor de rotação para cada roda do Classe A, e uma falha em qualquer um deles pode resultar em [F], outro item que acende as tais lâmpadas e o [F], fique atento, em carros semi e automático, se forem instalados pneus de tamanho diferente, após o veiculo atingir certa velocidade, também poderá resultar em [F] quando a diferença de rotação entre as rodas for percebida pelo modulo ESP,que indicará falha de plausibidade do sinal entre os sensores.
3)Somente aparece o [F]:
- O desgaste de embreagem pode ser observado através do aparelho de scan, que oferece paramentros de medição, e indica a hora prévia para efetuar a troca,no entanto o desgaste do modulo somente poderá ser observado na troca da embreagem, ou quando aparecer o [F] no painel, o mais comum é que se faça a inspeção do módulo AKS (não é troca de escova) durante a troca da embreagem, assim terá uma dor de cabeça a menos, posteriormente.

Colocando o câmbio na posição das marchas:
4) Verificar se no aparecimento do [F] o carro engrena as marchas. Caso negativo, o problema está no AKS ou embreagem, bem como, ar no sistema;
5) Se engrenar, mas "patinar" muito o disco, provável problema nos sensores de roda do ABS. (vide dica 2 e 7);
6) Se engrenar mas não andar, aceleração limitada em 2500rpm (modo de segurança), possivel problema na injeção (Principalmente corpo de borboleta) ou ESP/BAS;

Outras opções por conta e risco:
7) Se quiser eliminar a suspeita de problemas referentes aos sensores do ABS, desconecte o cabo da Bomba do ABS (com o carro desligado) localizada abaixo do reservatório de agua do limpador de parabrisa. Caso o F desapareça, temos um problema nos sensores de roda ou outros relacionados ao ABS. Talvez tambem funcione para eliminar suspeita de problemas no ESP/BAS.
Não desconecte as mangueiras do fluido do módulo, pois caso aconteça isso você precisará refazer a sangria do sistema e programação do ponto de agarre das marchas.
O módulo AKS que trabalha com escova e óleo de freio, quando as escovas estão gastas, o [F] aparece, e o carro não pega ou a marcha não entra ou para de funcionar em movimento, solução trocar a escova e dar sangria e o carro voltara ao normal. Precisará refazer a sangria do sistema e programação do ponto de agarre das marchas. Recomendo mecânico.
9) Pode então desligar fio por fio do conector a estabelecer qual fio está interrompendo a corrente para encontrar o problema; e achando, pode colocar um relé 12v basico de 1 contato para toda vez que ligar o veiculo, ele conecta este fio e então toda vez que desligar o veiculo, ele desconecta este fio... assim simulando a retirada, e depois recolocando o fio no conector para ligar o veiculo. Se assim for, reconecte e está resolvido. Recomendo técnico ou mecânico.

Outro comentário:

tenho boas novas, ainda se encontra pessoas boas e honestas com a ferramenta certa, após ver varios relatos pela internet cheguei a desanimar, mas chegando hoje cedo a uma oficina conceituada da minha região, conectou o aparelho no meu classe a e resouveu a tempestade em cinco minutos, as luzes acesas no painel, trancos nas marchas, sem abs e controle de tração, sabem o que era, o fio do sensor de rotação da roda dianteira esquerda rompido dentro da capa, simplesmente fez uma pequena solda e tudo voltou a florir. custo da brincadeira, 50,00 cinquenta reais.

E mais:

f no painel e o carro so pega com o pe no freio ...classe a 99 semi al...problema solucionado .....apos fucar e fucar ....descobri ....nas varetas ou cabos da alavanca do cambio , la no motor existe 2 bracinhos de plastico ligados a um sensor ....o frontal esta ligado a 2 sensores ....mais atras quase atras do cambio existe outro que e ligado a um sensor vc nao ve o sensor so o bracinho ou o pino onde ele encaixa se estiver solto como foi o meu caso vi apenas um pino com formato de esfera na ponta coloquei a mao por tras do cambio e la estava o bracinho escondido e solto emcaixei o e pronto problema resolvido a letra f sumiu ...ok.

Cabe ressaltar que esses comentários não mencionam os problemas de arranque, mas no fórum mencionado há outras postagens sobre os problemas do Classe A com AKS que, talvez, se apliquem ao caso.
  • Página:
  • 1
Tempo de criação da página: 1.10 segundos

Usuário