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Igniçao com sensor de rotação e de fase, como funciona?
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TÓPICO: Igniçao com sensor de rotação e de fase, como funciona?

Igniçao com sensor de rotação e de fase, como funciona? 3 anos, 8 mêses atrás #48529

  • TK 68
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alguem pode me explik melhor como funciona esse tipo de ignição?
ou melhor nos sistemas ki só tem o sensor de rotação se vc desligar ele o carro naun pega, mas nesses Gol G4 no Fox e em varios outros carros ki tem o sensor de fase e o de rotação desligu o de rotação e msm assim o carro pega issu me deixa confuso.

tb gostaria de aprender testar esse sensor de rotação aguem pode me passar?

Re:Igniçao com sensor de rotação e de fase, como funciona? 3 anos, 8 mêses atrás #48532

  • zecão.
TK 68 ... o Sensor de rotação, aquele que trabalha montado próximo a roda fônica, tem por finalidade ler a rotação do eixo virabrequim, e informar à unidade de comando, sua velocidade angular momentânea.

Em motores que possuem também o sensor de fase, este tem por função, informar à unidade de comando, o momento de PMS do cilindro 1, e mediante cálculos internos da unidade de comando, é determinado com precisão o momento de PMS dos outros cilindros, assim como, o momento de injeção mais apropriado.

Assim sendo, eles tem função distinta.

Porém nos veículos que você citou, por estratégia de funcionamento da UCE, na falta do sinal de um sensor, o motor poderá funcionar apenas com o sinal do outro, mas não é em todos os veículos que isso acontece.

A forma mais correta e fácil de testar esses sensores, é com o osciloscópio, pois poderá ser visualizada a forma de onda emitida por eles, assim como o sincronismo de funcionamento de ambos.

Porém, você poderá testar com o multímetro a resistência interna dos mesmos, sendo que esse não é um teste conclusivo, e poderá incorrer em êrro.

Mais alguma pergunta ....??
Última Edição: 3 anos, 8 mêses atrás Por .

Re:Igniçao com sensor de rotação e de fase, como funciona? 3 anos, 8 mêses atrás #48534

  • Biroska
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Zecao testar com o multimetro em corrente alternada e valido tambem ?????
Robel Manutençao Automotiva
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Re:Igniçao com sensor de rotação e de fase, como funciona? 3 anos, 8 mêses atrás #48559

  • wolneym
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AMIGO. A DUVIDA QUE VOCE TEM E A MESMA DA TOTALIDADE DOS MECANICOS. PARA SE TER CERTEZAS, NECESSARIO SERIA SE CONHECER A LOGICA EMPREGADA NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATEGIA DE ACAO DE CADA SISTEMA CRIADO, AO QUE ATE AGORA SEGUNDO SEI MUITO POUCA GENTE TEM ACESSO. ABRACOS WOLNEY

Re:Igniçao com sensor de rotação e de fase, como funciona? 3 anos, 8 mêses atrás #48561

zecão. escreveu:
[quote]TK 68 ... o Sensor de rotação, aquele que trabalha montado próximo a roda fônica, tem por finalidade ler a rotação do eixo virabrequim, e informar à unidade de comando, sua velocidade angular momentânea.

Em motores que possuem também o sensor de fase, este tem por função, informar à unidade de comando, o momento de PMS do cilindro 1, e mediante cálculos internos da unidade de comando, é determinado com precisão o momento de PMS dos outros cilindros.

Assim sendo, eles tem função distinta.

Porém nos veículos que você citou, por estratégia de funcionamento da UCE, na falta do sinal de um sensor, o motor poderá funcionar apenas com o sinal do outro, mas não é em todos os veículos que isso acontece.

A forma mais correta e fácil de testar esses sensores, é com o osciloscópio, pois poderá ser visualizada a forma de onda emitida por eles, assim como o sincronismo de funcionamento de ambos.

Porém, você poderá testar com o multímetro a resistência interna dos mesmos, sendo que esse não é um teste conclusivo, e poderá incorrer em êrro.

Mais alguma pergunta ....??
[/quote

não poderia explicar melhor,não vamos esquecer que o fire é um softwaer que caucula o tempo dos bicos.
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Re:Igniçao com sensor de rotação e de fase, como funciona? 3 anos, 8 mêses atrás #48562

  • JotaCar
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sensor de rotacao indutivo pra quem nao tem osciloscopio, um multimetro pra medir a resistencia e depois na funcao corrente alternada ja da pra tirar um bom laudo,
porem como disse o amigo Zecao pode ocorrer erro, caso tenha uma falha na onda,uma interferencia ou um pequeno problema na polia ai só com osciloscopio.
Última Edição: 3 anos, 8 mêses atrás Por JotaCar.

Re:Igniçao com sensor de rotação e de fase, como funciona? 3 anos, 8 mêses atrás #48563

JotaCar escreveu:
sensor de rotacao indutivo pra quem nao tem osciloscopio, um multimetro pra medir a resistencia e depois na funcao corrente alternada ja da pra tirar um bom laudo.

em duty tambem dá.
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emersomjosemendes@yahoo.com.br
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Re:Igniçao com sensor de rotação e de fase, como funciona? 3 anos, 8 mêses atrás #48575

  • SIQUEIRA123
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Seria bom postar alguma foto aquí do scope,SENSOR DE ROTAÇÃO X SENSOR DE FASE , ficaria mais fácil de entender a estratégia da UCE.
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E-mail = mecanicasiqueira@br.inter.net

Re:Igniçao com sensor de rotação e de fase, como funciona? 3 anos, 8 mêses atrás #48596

  • zecão.
VOU FAZER A FOTO NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE, E DEPOIS POSTAR AQUI.

Re:Igniçao com sensor de rotação e de fase, como funciona? 3 anos, 8 mêses atrás #48613

  • alemec
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Re:Igniçao com sensor de rotação e de fase, como funciona? 3 anos, 8 mêses atrás #48664

Sensor de rotacao ou pms serve para que o modulo saiba a posicao dos pistoes e controle a ignicao do veiculo.

Ja o sensor de fase, esse serve para informar a central a posicao dos comandos de valvulas, podendo assim, calcular o melhor momento da injecao de combustivel.

Veiculos mais antigos nao possuiam sensor de fase, depois vieram os sensores fisicos, mais a frente vieram os via software e recentemente voltaram com os sensores fisicos por causa das novas normas anti poluicao, uma injecao que antes na partida funcionava full gup ( todos os bicos juntos para so depois funcionar fasada ) ja agora, ate mesmo a partida do motor ja tem injecao fasada, caso dos novos motores fire.

Re:Igniçao com sensor de rotação e de fase, como funciona? 3 anos, 8 mêses atrás #48687

  • zecão.
Colega TK 68 ..... como você solicitou uma informação relacionada ao funcionamento dos sistemas que operam com sensores de rotação e sensores de fase, e como eu lhe dei essa explicação, gostaria de aproveitar uma imagem postada pelo colega Alemec, para que sirva de exemplo do que disse em minha colocação.

A imagem é essa ....

Você pode ver, examinando a imagem, que existe uma roda dentada, onde em determinado ponto, há a falta de dois dentes.
Esta roda girando frente ao SENSOR DE RPM, faz com que à cada dente que passe frente ao sensor, haja um impulso gerado, na forma de uma corrente alternada, com onda senoidal, e com frequencia diretamente proporcional à velocidade momentânea dessa roda dentada.

Porém, nos momentos em que está à frente do sensor, a parte onde não existe os dentes, nenhum pulso será gerado, e desta forma a UCE, tem condições de identificar o cilindro 1 em seu ponto de PMS.

Já os outros cilindros, terão seus pontos de PMS, calculados pela UCE, por seu software interno.

Considerando que à medida que a velocidade angular do eixo onde está montada a roda fônica aumente, aumentará também e de forma proporcional, a freqüencia do sinal gerado, assim como REDUZIRÁ o tempo em que o espaço de dois dentes faltantes, ficarão frente ao sensor.

Com a redução deste tempo, a UCE tem condições de saber que em primeiro lugar, a velocidade do eixo aumentou, e segundo lugar, terá condições de refazer os cálculos relacionados ao PMS dos outros cilindros, baseada no tempo em que a informação referente ao cilindro 1 se encontra presente.

Já o sensor de fase, que opera à partir de um ressalto existente no comando de válvulas, e opera de forma semelhante ao sensor de rotação, emite um sinal, à cada passagem do dito ressalto frente ao sensor, e a UCE utiliza esse sinal, para adequar o momento de injeção nos cilindros, assim como para comparar com o sinal emitido pelo sensor de RPM, e refazer os cálculos referentes ao ponto de PMS dos cilindros restantes.

No primeiro momento em que tiver oportunidade, vou fazer uma foto da tela do osciloscópio, mostrando em dois canais, o funcionamento desse sistema, o que sem dúvida será útil à um melhor entendimento, assim como demonstrará, a eficiência do uso do osciloscópio na localização de problemas técnicos.

Zecão.
Última Edição: 3 anos, 8 mêses atrás Por .

Re:Igniçao com sensor de rotação e de fase, como funciona? 3 anos, 8 mêses atrás #48732

  • SIQUEIRA123
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Seria interessante também ver alguma foto do scope quando a ECM identifica o primeiro cilindro através do sensor de fase e começa a injeção sequencial de combustível.

Exemplo : FORD RANGER V6 4.0 ( OBD2 EEC-V system )
Exemplo : GM BLAZER 4.3 V6 - ( OBD2 DELCO VPW system )

Este são sistemas sequenciais de combustível , no scope vai aparecer os pulsos dos seis eletroinjetores dentro da janela do sensor de fase , caso contrário o motor teria o seu funcionamento todo embaralhado.

(me corrijam se eu estiver errado)

se alguém tiver fotos de scope, postar aquí.
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Última Edição: 3 anos, 8 mêses atrás Por SIQUEIRA123.
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