FORMAS DE ONDAS DE DIAGNÓSTICO COM OSCILOSCÓPIO

GM - Chevrolet / Corsa Hatchback 1.0 MPFI 8V 71cv 5p

Sou Reparador e quero me comunicar com outro colega Reparador

Re: FORMAS DE ONDAS DE DIAGNÓSTICO COM OSCILOSCÓPIO

Mensagempor oficinacheckup.com.br » Qui Out 12, 2017 09:57

paulo jovino escreveu:Imagem

Imagem

Aqui temos uma imagem de captura do sinal do injetor, da forma mais comum e usual que fazemos.
A garra negativa está no polo negativo da bateria, e a garra positiva no terminal negativo
do injeto,r que está conectado na saída do modulo. Com isso, assim que ligamos a ignição,mesmo
a garra do osciloscópio estando do lado negativo do injetor, a tensão será igual a tensão da bateria
enquanto o modulo não está acionando o injetor. Porque apesar de o injetor ser uma bobina, enquanto
não circula corrente por ele, o injetor se comporta como um condutor comum, por isso a tensão que está
lado positivo do injetor, estará no lado negativo.Então temos no canal azul o ponto negativo indicado
como zero volts e o positivo próximo de 14 volts, e no momento que o modulo aciona o injetor a
tensão vai próximo de zero.
O canal amarelo está com a garra negativa no negativo da bateria, e a garra positiva no pino positiva do injetor,
por isso a tesão não varia no momento que o injetor é acionado. Mas como a tensão por divisão está
em 2V, vemos uma queda de tensão indicada com a flexa vermelha que corresponde ao acionamento
da bobina de ignição.

Imagem
Aqui, a mesma imagem, apenas adicionei os pulsos de acionamento da bobina de ignição, para confirmar,
de que a queda de tensão no canal amarelo, é da corrente da bobina e não da corrente de acionamento
do injetor.

AGORA VAMOS PARA OUTRO TIPO DE CAPTURA DO SINAL DO INJETOR.
Imagem
Nesta imagem, ao contrário das anteriores, a captura é feita com as duas garras do osciloscópio nos dois
pino do injetor, sendo a positiva no pino positivo do injetor, e negativa no pino negativo.Nesta condição,
o osciloscópio está capturando a queda de tensão que ocorre na bobina do injetor, no momento que o
modulo aciona o injetor e passa corrente por sua bobina. e como vemos, no momento que circula corrente
pelo injetor , temos uma queda de tensão próxima da tensão da bateria, mas quando isso não acontece,
temos um tensão zero ou nula, porque neste instante, a duas garras do osciloscópio fica praticamente
unida uma a outra pelo enrolamento da bobina.
Também nesta condição a imagem vai aparecer na tela de cabeça para baixo como está ai acima.
Imagem
Mas como um osciloscópio tem vários recursos,entre eles a opção de inverter a imagem, e com
isso ele fica como esta após acionar esta opção, mas a posição real é a posição invertida como
a imagem anterior.

Bem colocada está colocação dos pontos q se pega os sinais, muitas vezes não pensamos racionalmente o ponto a se pegar os sinal e a maneira adequada por onde pegar o sinal.
oficinacheckup.com.br

Mensagempor João antonio de Siqueira » Sex Out 13, 2017 08:39

Ok , vejo que no post acima o colega sugeriu colocar as duas pontas do Osciloscópio para medir o eletroinjetor.

Sim, mas desde que o Osciloscópio não tenha o aterramento externo ligado á carcaça ou o terra do veículo !!!

Correto ?
MECÂNICA CAPELA LTDA-ME
João Antonio - Mecânico Reparador
MECÂNICA em GERAL - Diesel -Gasolina - Flex
CAPELA DO ALTO-SP
E-mail = mecanicasiqueira.brasil@hotmail.com
João antonio de Siqueira

Mensagempor oficinacheckup.com.br » Dom Out 15, 2017 09:43

João Siqueira, sua observação é válida. O meu Osciloscopio se pede sempre pra eu um cabo de alimentação na bateria +\-. No meu caso o meu equipamento esta totalmente alimentado pelo sistema do carro. Mais independente disto o q Jovino falou é apenas em qual ponta de prova você usa e pode ter inversões no sinal. No caso do Hantek tem o botão Invert.
oficinacheckup.com.br

Anterior

Voltar para Reparador para Reparador