FORMAS DE ONDAS DE DIAGNÓSTICO COM OSCILOSCÓPIO

GM - Chevrolet / Corsa Hatchback 1.0 MPFI 8V 71cv 5p

 

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Re: FORMAS DE ONDAS DE DIAGNÓSTICO COM OSCILOSCÓPIO

Mensagempor paulo jovino » Sex Mai 06, 2016 09:00

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Aqui temos uma imagem de captura do sinal do injetor, da forma mais comum e usual que fazemos.
A garra negativa está no polo negativo da bateria, e a garra positiva no terminal negativo
do injeto,r que está conectado na saída do modulo. Com isso, assim que ligamos a ignição,mesmo
a garra do osciloscópio estando do lado negativo do injetor, a tensão será igual a tensão da bateria
enquanto o modulo não está acionando o injetor. Porque apesar de o injetor ser uma bobina, enquanto
não circula corrente por ele, o injetor se comporta como um condutor comum, por isso a tensão que está
lado positivo do injetor, estará no lado negativo.Então temos no canal azul o ponto negativo indicado
como zero volts e o positivo próximo de 14 volts, e no momento que o modulo aciona o injetor a
tensão vai próximo de zero.
O canal amarelo está com a garra negativa no negativo da bateria, e a garra positiva no pino positiva do injetor,
por isso a tesão não varia no momento que o injetor é acionado. Mas como a tensão por divisão está
em 2V, vemos uma queda de tensão indicada com a flexa vermelha que corresponde ao acionamento
da bobina de ignição.

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Aqui, a mesma imagem, apenas adicionei os pulsos de acionamento da bobina de ignição, para confirmar,
de que a queda de tensão no canal amarelo, é da corrente da bobina e não da corrente de acionamento
do injetor.

AGORA VAMOS PARA OUTRO TIPO DE CAPTURA DO SINAL DO INJETOR.
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Nesta imagem, ao contrário das anteriores, a captura é feita com as duas garras do osciloscópio nos dois
pino do injetor, sendo a positiva no pino positivo do injetor, e negativa no pino negativo.Nesta condição,
o osciloscópio está capturando a queda de tensão que ocorre na bobina do injetor, no momento que o
modulo aciona o injetor e passa corrente por sua bobina. e como vemos, no momento que circula corrente
pelo injetor , temos uma queda de tensão próxima da tensão da bateria, mas quando isso não acontece,
temos um tensão zero ou nula, porque neste instante, a duas garras do osciloscópio fica praticamente
unida uma a outra pelo enrolamento da bobina.
Também nesta condição a imagem vai aparecer na tela de cabeça para baixo como está ai acima.
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Mas como um osciloscópio tem vários recursos,entre eles a opção de inverter a imagem, e com
isso ele fica como esta após acionar esta opção, mas a posição real é a posição invertida como
a imagem anterior.
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Re: FORMAS DE ONDAS DE DIAGNÓSTICO COM OSCILOSCÓPIO

Mensagempor paulo rogerio » Ter Mai 31, 2016 08:11

valeu mauro,obrigado pela informacao. :shock:
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Re: FORMAS DE ONDAS DE DIAGNÓSTICO COM OSCILOSCÓPIO

Mensagempor Herberth » Seg Ago 01, 2016 02:18

Olá, estou usando um Osciloscópio da Hantek modelo 1008C com uma ponta de prova da AESwave para teste de secundário de bobinas individuais, fiz um video mostrando seu funcionamento. :D

https://www.youtube.com/watch?v=9l83Dc8W40w

Acho que estou no caminho certo :lol:
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Re: FORMAS DE ONDAS DE DIAGNÓSTICO COM OSCILOSCÓPIO

Mensagempor Clinicar » Seg Jan 23, 2017 07:40

Realmente tinha problema no cabeçote, constatamos desgaste nos cames dos dois comandos de válvulas. Obrigado ao amigo Diogo e Mauro Cervo pelas dicas.
Anexos
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Pressão_Escapamento.png
Pressão_Escapamento.png (119.31 KiB) Exibido 560 vezes
Ventilação_Carter.png
Ventilação_Carter.png (108.38 KiB) Exibido 560 vezes
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Re: FORMAS DE ONDAS DE DIAGNÓSTICO COM OSCILOSCÓPIO

Mensagempor Diogo Vieira » Ter Jan 24, 2017 12:20

lclinicar, parece que tem um cilindro com pouco vacuo. tenta dosar menos vacuo pelo parafuso de ajuste do transdutor.

repete esse teste na partida com 500ms x 2 volts ou 1 volt pra teste.



Clinicar escreveu:Boa noite. Estou precisando de ajuda para analisar esses oscilogramas capturados de um motor 1.3 16v Fiat.

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Re: FORMAS DE ONDAS DE DIAGNÓSTICO COM OSCILOSCÓPIO

Mensagempor Clinicar » Ter Jan 24, 2017 11:14

Ok Diogo. Mas qual seria o cilindro em questão.
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Re: FORMAS DE ONDAS DE DIAGNÓSTICO COM OSCILOSCÓPIO

Mensagempor Mauro A. Cervo » Ter Jan 24, 2017 07:42

Clinicar, dá uma olhada aqui: http://ondasautomotivas.logu2.com/t72-a ... -vacuo#263 , fiz uma tabela para tentar entender melhor as falhas com transdutor de vácuo.

Como o Diogo falou, certamente tem problema de cabeçote aí, provavelmente no cilindro 4, que é o que tem menos pressão e menos vácuo também.
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Re: FORMAS DE ONDAS DE DIAGNÓSTICO COM OSCILOSCÓPIO

Mensagempor oficinacheckup.com.br » Dom Mai 07, 2017 08:32

Pode postar a foto do trasndutor depois ?
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Re: FORMAS DE ONDAS DE DIAGNÓSTICO COM OSCILOSCÓPIO

Mensagempor oficinacheckup.com.br » Dom Mai 07, 2017 08:37

Vendo um Osciloscopio Minipa de Dois Canais Semi-Novo, se alguém tiver interesse por favor me chame no e-mail.
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Re: FORMAS DE ONDAS DE DIAGNÓSTICO COM OSCILOSCÓPIO

Mensagempor André Vargas » Qui Set 28, 2017 12:30

Boa tarde alguém tem diagrama salvo de onda de sensor de rotação e fase do pólo 1.6 2007
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