INTRODUÇÃO


O SISTEMA DE DIREÇÃO É UM DOS MAIS COMPLEXOS DO VEÍCULO. JÁ PUDEMOS ENTENDER UM POUCO DOS SEUS COMPONENTES. AGORA, VAMOS CONHECER A DIREÇÃO MECÂNICA OU CAIXA DE DIREÇÃO MANUAL.

- É necessário sempre verificar a posição das abraçadeiras e da coifa, afinal, quando feito o alinhamento, a coifa não pode estar torcida.

- Existe também a cruzeta, que faz a ligação da coluna para a caixa de direção e seu desgaste causa ruído.

- Outra peça que causa o problema é o rolamento da coluna de direção.

- A folga entre o pinhão e a cremalheira também causa um ruído que pode ser ajustado através de uma bucha que possui regulagem, utilizando um parafuso e uma contraporca.

- Fique atento: você só deve mexer neste parafuso se a caixa estiver fora do período de garantia porque, se alterado o ajuste do parafuso, há perda da garantia.

- Por fim, a folga no terminal também causa ruído e acaba implicando no alinhamento.

- Dica: se for necessária a troca da caixa de direção, não se esqueça de fazer a comparação visual e verificar o código de aplicação do modelo. Se houver diferenças entre os tamanhos, quando a peça for montada, ela não dará alinhamento, o que causará maior desgaste dos pneus, aumento do consumo de combustível e diminuição da segurança na condução.

- Vale lembrar que toda vez que mexemos com direção é preciso conferir o alinhamento do veículo.