INTRODUÇÃO


O sistema de direção é um dos conjuntos mais complexos do veículo desenvolvido por meio de projetos técnicos de alto nível de modo a não comprometer a segurança de condutores, passageiros e pedestres. É um sistema de segurança ativa, portanto, não pode apresentar falhas.



COMPONENTES
Basicamente o sistema é formado por:



VOLANTE

Peça indispensável no veículo e o primeiro componente no sistema de direção.

COLUNA DE DIREÇÃO

É a peça responsável por levar o movimento do volante de direção até a caixa de direção. Em alguns modelos de veículos, esta peça permite um ajuste do volante em relação ao motorista, permitindo mais conforto ao dirigir.

CAIXA DE DIREÇÃO

Responsável por transmitir o movimento de rotação do volante para as rodas do veículo proporcionando estabilidade nas manobras.

BARRA AXIAL

É o nome dos componentes que saem da caixa e são fixados aos terminais ligados à manga de eixo do veículo. Apresentam forma articulável para que seja possível acompanhar a suspensão.

Há também uma espécie de coifa de proteção para evitar possíveis contaminações aos elementos internos.

MANGA DE EIXO

É uma peça muito importante quando falamos de direção. Por meio dela temos a ligação da roda com o conjunto de direção.


TERMINAL DE DIREÇÃO

Esta peça tem o mesmo conceito de um pivô de suspensão e é ligada na barra axial.


DICAS

Quando estiver com o sistema de direção do seu cliente em mãos, é muito importante verificar e entendê-lo completamente para que o veículo atinja o máximo do seu potencial e consiga mais estabilidade sem prejudicar as outras peças. Existem quatro tipos de sistemas de direção:

SISTEMAS




SISTEMA MECÂNICO

SISTEMA ELÉTRICO

SISTEMA HIDRÁULICO

SISTEMA ELETRO-HIDRÁULICO